Inglês C2.1 - 2. semestre

Objetivos

O aluno deve ser capaz de
a) functionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c) exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial , espontânea e fluente, com poucos erros;
d) compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, recensões e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável para as suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico

Caracterização geral

Código

711121066

Créditos

6

Professor responsável

Bernard Adrian L´Estrange, David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Prakash

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.3

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
Side, R. & Wellman, G. (2002) Grammar & Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow:
Longman

A collection of selected readings articles, literary, cultural and media texts – and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas artigos, textos literários, culturais e mediá e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)]

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.

Método de avaliação

Avaliação é contínua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintos 70%
1 trabalho oral (discursivo/informativo) 20%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 10%
Assiduidade mínima: dois terços

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas pode incluir: A Influencia dos Media; Ensino Superior (universidades britânicas, personal statement, percursos académicos); Literatura (leitura, livros e cinema); Ciência (ciencia e religião, mitos de criaçao, cosmologia, biotecnologia, ), o mundo natural (biosfera); Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:
Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico; personal statement.
Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Falar: produção de discurso oral
Léxico: metáfora e expressões idiomaticos