Inglês C2.2 - 1. semestre

Objetivos

Este curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR):
É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve;
É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente;
É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos;
É capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na elaboração e edição de textos variados;
É capaz de ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121067

Créditos

6

Professor responsável

Sheila Brannigan

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C2.1

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave,
Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Cofin. C. Donahue, A. & North, S. (2009) Exploring English Grammar. Routledge
A collection of selected readings available on campus to students.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação contínua pressupões que sejam feitos:
pelo menos três textos escritos 60%;
dois trabalhos orais 30%;
participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 10%.

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é compost por actividades que tem como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autonoma.