Alemão A2.1 - 1. semestre

Objetivos

a) Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante);
b) ser capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
c) poder descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante;
d) poder referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

Caracterização geral

Código

711101077

Créditos

6

Professor responsável

Celeste Machado, Freya Feige

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Falch, Bernhard et al: Panorama. Deutsch als Fremdsprache. Kursbuch und Übungsbuch. Berlin: Cornelsen, 2016
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013
Borbein, V.; Baumgarten, C.: Abenteuer Alltag. Menschen in Deutschland. Texte für Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt, 2008
Jin, F.; Voß, U.: Grammatik aktiv. Deutsch als Fremdsprache (mit Lösungen). Berlin: Cornelsen, 2013      

Método de ensino

Aulas práticas (100%)
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extra-linguísticas.

Método de avaliação

Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas).

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Trabalho/emprego, o passar do tempo, gerações, o lar / mobiliário, dinheiro, convívio, desporto

Estruturas: Orações subordinadas, o pretérito imperfeito dos verbos auxiliares do modo, verbos com preposições. pronomes reflexivos, preposições locais (Dativ/Akkusativ), o comparativo e o superlativo, declinação dos adjectivos.
Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos escritos e orais, discussões e apresentações.