Alemão A2.2 - 2. semestre

Objetivos

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Os media - no passsado e no presente, a saúde, festas ao longo do ano, descrição de pessoas – carácter e emoções, vida no campo e na cidade, a escolaridade
Estruturas: orações subordinadas finais, pretérito imperfeito, o emprego de “sollte“ para dar conselhos, orações relativas, pronomes indefinidos e demonstrativos, declinação dos adjectivos, o genitivo.
Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos escritos e orais, discussões e apresentações.

Caracterização geral

Código

711101078

Créditos

6

Professor responsável

Celeste Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Alemão A 2.1

Bibliografia

Falch, Bernhard et al: Panorama. Deutsch als Fremdsprache. Kursbuch und Übungsbuch. Berlin: Cornelsen, 2016
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013
Borbein, V.; Baumgarten, C.: Abenteuer Alltag. Menschen in Deutschland. Texte für Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt, 2008
Jin, F.; Voß, U.: Grammatik aktiv. Deutsch als Fremdsprache (mit Lösungen). Berlin: Cornelsen, 2013

Método de ensino

Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extra-linguísticas.

Método de avaliação

Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Casas e casas de sonho; as diversas fases da vida; pessoas famosas; viagens e hotéis.
Estruturas: “würde” + infinitivo, infinitivo + “zu”, pretérito perfeito e mais-que-perfeito, orações subordinadas, o emprego de “würd-“, “könnt-“, “sollt-“ para fazer planos, propostas e opções, perguntas directas e indirectas, advérbios de lugar.
Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos escritos e orais, discussões e apresentações.