Leituras Orientadas - 2. semestre

Objetivos

Turma A e B

a)Adquirir um conhecimento de teorias e métodos de análise do texto literário;
b)Aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos de abordagem do texto literário à análise de texto ou obras oriundas de vários horizontes temporais, linguísticos e culturais;
c)Adquirir a competência de redação de um comentário de texto, utilizando adequadamente as normas de composição de um ensaio.


Turma C
a) Facultar uma perspectiva panorâmica da literatura inglesa medieval até ao final do séc. XIV, estudando-se algumas obras principais;
b) Delinear traços de uma identidade literária em constante interacção com a Europa aquém-Mancha;
c) Estimular as capacidades de pesquisa, análise e interpretação autónomas de informação por parte dos estudantes, tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.

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Caracterização geral

Código

711111112

Créditos

6

Professor responsável

Alda Jesus Correia, Carlos Clamote Carreto, Miguel Alarcão

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Turma A e B
COMPAGNON, Antoine. 2007. La Littérature pour quoi faire ? Paris: Fayard [Para que serve a literatura? Lisboa: Deriva, 2010]
ECO, Umberto. 1993. Leitura do Texto Literário – Lector in Fabula. Lisboa: Presença.

Turma C
I – ALEXANDER, Michael, trad. (1984), Beowulf. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “Penguin Classics”.
……………………………………………. (1982), The Earliest English Poems. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “Penguin Classics”.
GORDON, R. W., ed./trad. (1977), Anglo-Saxon Poetry. London: J. M. Dent & Sons, Ltd., “Everyman’s Library”.
KENNEDY, Charles, ed./trad. (1960), An Anthology of Old English Poetry. New York: Oxford University Press.
TREHARNE, Elaine, ed (2000), Old and Middle English: an Anthology. Oxford: Blackwell Publishers Ltd., “Blackwell Anthologies”.

II – STONE, Brian, ed./trad. (1982), Sir Gawain and the Green Knight. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “Penguin Classics”.
STONE, Brian trad. (1986), Medieval English Verse. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., \"Penguin Classics\".

III – CHAUCER, Geoffrey (1982), The Canterbury Tales. Ed./trad. Nevill Coghill. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “ Penguin Classics”.

Método de ensino

Turma A e B
Apresentação das metodologias apropriadas para a análise de ficção e de poesia. Exemplos de análise através de excertos ou de obras na totalidade, com a referência a estudos feitos por críticos. Orientação individual dos trabalhos de análise feitos sobre as obras indicadas no programa.

Turma C
Leccionação maioritariamente expositiva, reservando-se, no final de cada aula, um curto período para debate, comentários e esclarecimento de dúvidas, além do acompanhamento das investigações a efectuar pelos estudantes.





Método de avaliação

Turma A e B
Avaliação contínua; realização de uma frequência (50%); elaboração de um ensaio em modelo a definir com o docente (50%); a assiduidade será tomada em consideração.

Turma C
Elaboração e redacção de um ensaio final (máx. 12 págs., A4): 100%.

Conteúdo

Turma A e B
I. Questões teóricas
1.1. A crítica literária: ambições e limites
1.2. Circunscrever o objeto literário: perspectivas críticas
1.3. O lugar do leitor
II. As palavras e as coisas: literatura e nomeação
2.1. O legado de Saussure
2.2. Questionar e nomear (a experiência de Perceval o Gaulês)
2.3. O lugar do observador (La meninas de Velasquez)
III. A biblioteca de Babel: da literatura como relação
3.1. A inventio literária
3.2. Intertextualidade e Écfrase
3.3. «O manto diáfano da fantasia»: literatura, ficção, história
3.4. Literatura comparada e literatura-mundo
IV. Formas
4.1. Forma literária e cosmovisão
4.2. Poesia lírica
4.3. Singularidades do texto dramático
4.4. O princípio narrativo
4.5. Hibridismos


Turma C
I A literatura do período anglo-saxónico (sécs. VII-XI):
I.1. Introdução;
I.2. O corpus religioso;
I.3. O corpus secular.

II A literatura do período anglo-francês (sécs. XI-XIII):
II.1. Introdução;
II.2. A \"Matéria da Bretanha\";
II.3. A \"Matéria de Inglaterra\".

III A transição para (um)a literatura inglesa (séc. XIV):
III.1. Introdução;
III.2. O corpus religioso;
III.3. O corpus secular;
III.4. O ressurgimento do verso aliterado;
III.5. Geoffrey Chaucer.