Seminário de Espanhol - 2. semestre
Objetivos
a) Produzir uma monografia (supervisionada) no âmbito de uma área científica dos Estudos Espanhóis.
b) Desenvolver a capacidade investigadora no campo dos estudos literários e culturais.
c) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, multidisciplinar, em relação ao projecto proposto.
d) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
e) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.
Caracterização geral
Código
711111085
Créditos
12
Professor responsável
Beatriz Moriano
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Espanhol,
Pré-requisitos
Competências em língua espanhola correspondentes ao nível B1.2.
Bibliografia
1. EDIÇÕES DO LIVRO:
On-Line, na Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.
Em livro, no original castelhano, escolher entre diferentes edições de: J.-B. Avalle-Arce; J.Allen; Andrés Murillo; Francisco Rico; Martín de Riquer, Florencio Sevilla.
2. ENSAIOS
ABREU, Maria Fernanda de, Cervantes no Romantismo Português. Cavaleiros Andantes, Manuscritos Encontrados e Gargalhadas Moralíssimas. Prólogo de Claudio Guillén. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
ABREU, Maria Fernanda de, «Nos 400 anos do Quixote». Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, Tradução e notas de Miguel Serras Pereira, textos introdutórios de Maria Fernanda de Abreu, Silvia Irizo e Gonzalo Pontón, Sylvia Roubaud, ilustrações de Salvador Dali. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005, pp. XIII-XL.
REDONDO, Augustin, Otra Manera de Leer El Quijote. Historia, tradiciones
culturales y literatura. Madrid: Editorial Castalia, 1998.
RILEY, E. C., Don Quixote. London: Allen and Unwin, 1986
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e da crítica em torno da Obra proposta (cuja primeira leitura deve ser feita antes do início do seminário). Apresentação oral de análises e reflexões individuais e sua discussão em grupo orientadas pela docente. Supervisão tutorial do trabalho de investigação conducente à redacção de um trabalho final sobre uma das questões constantes do programa.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e continuado. Consta da elaboração e respectiva apresentação oral e escrita: de fichas de leitura comentada/recensão de textos ensaísticos e do corpus literário em estudo; da sua discussão em grupo; de uma monografia escrita final, apresentada e defendida oralmente. Valorizar-se-á a utilização da língua espanhola.
Conteúdo
1.Teoria e métodos de investigação científica no campo dos estudos literários e culturais.
2. Investigação dos assuntos relacionados com o tema proposto.
3. Linhas de orientação - teóricas e metodológicas - para a redacção de uma monografia em torno do tema proposto.
3. Tema proposto para estudo e investigação:
Um livro, uma geografia cultural, uma cronotopia: El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, 1605-1615.
Dividido em dois módulos:
1. De um escritor «com todos sus años a cuestas», de uma prisão de Sevilha, das terras manchegas dos protagonistas e de uma imprenta de Madrid saído: o livro e a história. (Até às férias da Páscoa).
2.1. O Quixote, modelo para a modernidade literária em língua castelhana; 2.2. projecção mundial: imagens de Dom Quixote e Sancho Pança, nas artes plásticas, na música, na dança, no cinema e na publicidade. (Do recomeço das aulas até ao fim).
A análise do livro será feita ao longo de todo o semestre.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: