Francês C1.2 - 2. semestre

Objetivos

Atingir o nível C1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) isso é:
Adquirir autonomia linguística, discursiva e cultural nas diversas competências comunicativas descritas no
nível C1 do QECRL:
ser capaz de perceber uma larga gama de documentos – escritos e orais longos e complexos de diversos
tipos discursivos;
ser capaz de descodificar as referências implícitas contidas em documentos vários ;
ser capaz de produzir oralmente mensagens complexas, usando a língua com eficácia ;
ser capaz de produzir textos escritos argumentados, nomeadamente de cariz académico.

Caracterização geral

Código

711111130

Créditos

6

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

DOLLEZ,C. et alii (2010) : Alter Ego C1. Paris, HachetteFLE
CAUSA, M et MÈGRE, B (2009) : Production écrite NIVEAUX C1 / C2 du Cadre européen de référence. Paris, Didier
GUILLOU, M et TRANG PHAN (2011) : Francophonie et mondialisation Histoire et institutions des origines à nos jours, Paris, Belin

Método de ensino

Método comunicativo que visa estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais
autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que mobilizam competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

2 provas escritas (50%),
1 prova oral (30%),
trabalhos de casa/participação nas aulas (20%).

Conteúdo

1.ORAL:
Atividades de compreensão e produção:
Tomar apontamentos, reformular e resumir a partir de documentos audivisuais ligados a eventos culturais e literários como «thé ou café», «un livre un jour», «La grande librairie»;
Debates, exposição de temas de sociedade (a emigração; a França e a francofonia na Europa e no mundo; literatura e media).
2.ESCRITA:
Atividades de compreensão : redes lexicais «visão do mundo» do autor;
Identificação de e debate sobre referências culturais.
Actividades de produção: discurso argumentativo defender a sua opinião, o comentário e a dissertação
como modelos académicos situados culturalmente.
Texto narrativo: o texto literário, algumas figuras de retórica e o uso estilístico da sintaxe, literatura
francófona, o século XX;
Gramática: aprofundamento de regras da sintaxe; uso correcto da pontuação; colocações;