Cultura Alemã do Século XX - 2. semestre

Objectivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Cultura Alemã do século XX e Contemporânea;
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da cultura contemporânea;
c) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais no campo da cultura alemã situando-a no contexto de outras culturas de raíz aparentada (nomeadamente austríaca)
d) Ser capaz de reflectir criticamente sobre a identidade nacional alemã no contexto europeu e mundial da actualidade: \\"Leitkultur\\" vs. \\"Multikulti\\";
e) Organizar pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de um texto;
f)Ajudar os estudantes a organizar uma pesquisa bibliográfica tendo em vista uma apresentação oral.


Caracterização geral

Código

711101016

Créditos

6

Professor responsável

Gabriela Fragoso

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Alemão

Pré-requisitos

Bons conhecimentos de alemão

Bibliografia

- Hermand, J. Deutsche Kulturgeschichte des 20. Jahrhunderts. Primus – Verlag, Darmstadt, 2006.
- Johnston, W. M. Österreichische Kultur- und Geistesgeschichte: Gesellschaft und Ideen im Donauraum 1848 bis 1938. Böhlau Verlag, Wien, 2006.
- Krista, O.,Bridenthal, R. & Reagin, N. (eds). The \\"Heimat\\" Abroad. The Boundaries of Germanness. The University of Michigan Press, Ann Arbor, 2005.
- Mann, Thomas. Um percurso político. Da primeira guerra mundial ao exílio americano. Selecção, organização e prefácio de Teresa Seruya, Bertrand, Lisboa,2016.
- Mann, Thomas. Deutsche Ansprache. Ein Appell an die Vernunft, in: Ders., Ein Appell an die Vernunft. Essays 1926-1933, Hermann Kurzke und Stephan Stachorski (Hg.), S.259-279.Frankfurt a.M., 1994.
- Niven, W. J. & Jordan, J. Politics and Culture in Twentieth-century Germany. Camden House, New York, 2003.
- Zweig, Stefan. O mundo de ontem. Recordações de um europeu. (Trad. Gabriela Fragoso), Assírio e Alvim, Lisboa, 2005.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. Participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais.

Método de avaliação

Uma frequência a meio do período e uma frequência final (em conjunto 50%).
A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral (50%)

Conteúdo

a)Panorama do desenvolvimento da cultura alemã contemporânea através dos seus pensadores, escritores, cientistas e artistas;
b)Cultura e Civilização: o eterno debate;
c) O „Sonderweg“ alemão;
d) Cultura judaica na Alemanha e na Áustria;
e) As duas guerras mundiais: sua repercussão na cultura alemã e austríaca.