Literatura Geral e Comparada - 2. semestre

Objetivos

a)Conhecer e problematizar as questões levantadas pela Literatura Comparada, através da definição dos respectivos objectos e métodos de trabalho.
b)Desenvolver o conhecimento da evolução e renovação das escolas comparatistas para além das fronteiras da Europa e dos Estados Unidos, enfatizando os conceitos literários e culturais alternativos que aquelas propõem.
c)Estudar, comparativamente, as transformações do género literário, através da leitura crítica de prosa narrativa breve.

Caracterização geral

Código

711111111

Créditos

6

Professor responsável

Alda Jesus Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bassnett, S. (1995). Comparative Literature – a Critical Introduction. Oxford: Blackwell.
Damrosch, D. et al.(2009). The Princeton Sourcebook in Comparative Literature - from the European Enlightenment to the Global Present. Princeton: Princeton UP.
Fowler, A. (1982). Kinds of Literature. An Introduction to the Theory of Genres and Modes. Oxford: Clarendon Press.
March-Russel, P. (2009). The Short Story -an introduction. Edinburgh: Edinburgh UP.
May, C. (1995). The Short Story - The Reality of Artifice. New York: Twayne.

Método de ensino

Aulas expositivas (50%); aulas práticas (50%). As aulas práticas basear-se-ão em leitura e comentário de textos: apresentação, discussão crítica e análise comparativa pelos alunos e docente dos textos teóricos e literários propostos.

Método de avaliação

Realização de um teste de avaliação (50%); apresentação e defesa de um ensaio, individual sobre textos previamente seleccionados (50%).

Conteúdo

Literatura Comparada: objecto, método e propostas de definição. Escolas e áreas disciplinares.
• A Literatura Comparada depois dos anos 90: novos modelos, conceitos alternativos e abordagens pós-coloniais. A evolução da área. A crise da Literatura Comparada e as relações com a ciência.
O estudo das transformações dos géneros. O conto, a sua evolução histórica e o problema da respectiva classificação como género literário. Teorização e reflexão crítica sobre o conto. O ciclo de contos.
• Análise comparativa de textos que permitam entender a evolução do género:
• A narrativa bíblica, a fábula, o conto popular, o sketch e outras formas simples.
• Os contos das Mil e Uma Noites e o Decameron de Boccaccio
• O conto romântico e gótico
• Gogol e Tchekov
• E. A. Poe, Washington Irving e O. Henry
• Maupassant. O regionalismo.
• O conto modernista: J. Joyce, K. Mansfield; o conto pós-modernista.
O conto latino-americano e o realismo mágico. Minimalismo.
Conto e imagem .

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: