Literatura Portuguesa Renascentista - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir uma percepção adequada da Literatura Portuguesa no quadro do Renascimento, e da sua relação com outras manifestações do saber. Relações com a História de Portugal, a História da Língua Portuguesa, a Geografia, a Ciência e a Filosofia.
b) Entender a Literatura como um processo histórico: antecedentes e consequentes.
c) Desenvolver competências de leitura crítica, comentário e argumentação.
d) Fortalecer as capacidades de investigação, organização, problematização e transmissão do conhecimento.


Caracterização geral

Código

711091113

Créditos

6

Professor responsável

Luiz Fagundes Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Bernardim Ribeiro, \"Menina e Moça\"
Gil Vicente, \"Auto da Índia\"
Francisco de Sá de Miranda, \"Poesias\".
Luís de Camões, \"Lírica Completa\", \"Os Lusíadas\"
Fernão Mendes Pinto, \"Peregrinação\".

AGUIAR E SILVA, V. (Coord.) (2011). Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Editorial Caminho.
COELHO, J. do P. (Dir.) (1960). Dicionário de Literatura. Porto: Livraria Figueirinhas.
CUNHA, C.; CINTRA, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
LOPES, O. (1969). Ler e Depois, 1. Modo de Ler, 2. Porto: Editorial Inova.
SARAIVA, A. J. (1946). Para a História da Cultura em Portugal, I, II. Lisboa: Livraria Bertrand.
SARAIVA, A. J. (1958). Fernão Mendes Pinto. Lisboa: Publicações Europa-América.
SARAIVA, A. J.; LOPES, O. (1950). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora.
SENA, J. de (1962). O Reino da Estupidez, II. Lisboa: Moraes Editores.
SENA, Jorge de (1973). Dialécticas Teóricas da Literatura. Lisboa: Edições 70.

Método de ensino

As aulas de teoria serão, a partir da exposição inicial, que considerará uma breve noção da História da Língua Portuguesa, seguidas de leitura comentada de textos dos autores seleccionados, que funcionarão como exemplos da Literatura Portuguesa do Renascimento. O estudo dos textos considerará sempre os seus aspectos estéticos, ideológicos, formais e linguísticos, bem como as referências a outras áreas do conhecimento.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base em duas recensões críticas a textos ensaísticos sobre a matéria, num ensaio, com cerca de 20 páginas, sobre uma obra de um dos autores do programa, e na participação nas aulas, sendo o peso de cada um destes elementos distribuído, respectivamente, da seguinte maneira: 15% - 35% - 40% - 10%.

Conteúdo

Partindo da afirmação de Jorge de Sena de que \"Nenhuma literatura em nenhum período da sua história se explica inteiramente por si mesma, e nenhum movimento estético, a não ser em raríssimos casos especiais, tem a sua história confinada ao país ou à língua da sua origem\", pretende-se orientar os alunos para uma leitura crítica de algumas obras de autores portugueses do período do Renascimento (Bernardim Ribeiro, Gil Vicente, Sá de Miranda, Camões, Fernão Mendes Pinto), com referências pontuais a autores portugueses coevos de outras áreas do conhecimento (Matemática, Ciências Naturais, Astronomia, Navegação). Serão também feitas referências directas a alguns autores da Antiguidade clássica (Homero e Vergílio) e do Renascimento italiano (Petrarca e Dante).
O enquadramento epistemológico e conceptual da matéria nas aulas teóricas terá em conta as obras de três grandes críticos literários do século XX (Jorge de Sena, Óscar Lopes e António José Saraiva).