Literatura Portuguesa do Século XIX - 1. e 2. semestre

Objetivos

Turma A
Obter conhecimento geral da história literária portuguesa do século XIX e um conhecimento específico dos textos estudados no programa e de parte da respetiva bibliografia passiva. Investigar as relações da literatura portuguesa com os desenvolvimentos pós-românticos da literatura europeia. O curso desenvolverá competência de argumentação crítica para a participação oral ou escrita em debates sobre literatura oitocentista, nomeadamente através da escrita de um ensaio final.

Turma B
Em «Literatura Portuguesa do Século XIX» procura-se proporcionar um conhecimento geral da produção
literária do período, fazer o enquadramento dos seus vários momentos no contexto dos fenómenos europeus
paralelos. Busca-se identificar antecedentes teóricos (continuidades e rupturas) a partir da leitura e discussão
orientada de textos da bibliografia proposta. O aluno alcançará:
a) Um entendimento geral da produção do período, e enquadrar alguns dos seus vários momentos no
contexto dos fenómenos europeus;
b) Reconhecer os textos mais significativos dos autores em estudo e seus antecedentes teóricos, detectando
continuidades e rupturas a partir discussão orientada da bibliografia passiva;
c) Desenvolver a capacidade de investigação autónoma em Ciências Humanas, e elaborar uma monografia
orientada sobre um tema dentro desta área científica.

Caracterização geral

Código

711091115

Créditos

6

Professor responsável

António Martins Gomes, Helena Barbas

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Turma A
- Baptista, Abel Barros, Futilidade da Novela, Campinas, Unicamp, 2012.
- Buescu, Helena C. (org.), Dicionário do Romantismo Literário Português, Lisboa, Caminho, 1997.
- Ferraz, Maria de Lurdes, Ensaios Oitocentistas, Porto, Caixotim, 2011.
- Lourenço, Eduardo, O Labirinto da Saudade, Lisboa, Gradiva, 2000.
- Monteiro, Ofélia Paiva e Santana, Helena, Almeida Garrett: um romântico, um moderno, Lisboa, IN-CM, 2003.

Turma B
Barbas, Helena, 1995, «Almeida Garrett o Trovador Moderno». Lisboa: Salamandra. 1995.
Braga, Teófilo, 1987, «História do Romantismo em Portugal» [1880] vols. I-II, Lisboa: Círculo de Leitores.
Herculano, Alexandre, 1986, «Poesia – Imitação-Belo-Unidade» [1835], «Opúsculos V», ed. Jorge Custódio e
José Manuel Garcia, Lisboa: Presença.
Kant, Emanuel, 1992, «Crítica da Faculdade do Juízo», trad. António Marques, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa
da Moeda.
Oliveira Martins, J. P., 1986, «Portugal contemporâneo» [1881]. Lisboa: Guimarães Editores, (9ª. ed.). 2 vols.
Recursos digitais:
RTP ensina: http://ensina.rtp.pt
Biblioteca Digital Camões - http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
Homepage: http://www.helenabarbas.net/aulas/

Método de ensino

Turma A e B
Aulas expositivas (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

Turma A
Uma prova escrita presencial (50%) e um trabalho escrito final não-presencial (50%) com dimensão de 5-8 páginas.

Turma B
a) Uma recensão crítica/comentário (até 4.500 car./3 págs.) a um dos textos teóricos da bibliografia (20%);
b) Um trabalho de fundo/Monografia orientada (9.000 caracteres/6 págs.) sobre tema a ser proposto (60%);
c) Apresentação oral do trabalho de fundo c/ ppt e intervenções nas aulas (20%);
Havendo exame, este fará média (50%) com a nota dos trabalhos agendados (50%) para a classificação final.

Conteúdo

Turma A
- O Romantismo europeu e as especificidades do Romantismo em Portugal: a dimensão etnográfica ou a literatura como interpretação da nação. Teoria literária e projeto narrativo de Alexandre Herculano. Do mito do Poeta à reinvenção do romance em Almeida Garrett.
- Camilo Castelo Branco e a poética da novela.
- Literatura, contestação e crítica cultural na Questão do Bom Senso e do Bom Gosto e na produção literária da Geração de 70.
- O realismo e a narrativa queirosiana.
- Cesário Verde e Camilo Pessanha: o problema da modernidade em poesia.

Turma B
O Século XIX - do Romantismo ao Simbolismo
1. Configuração do paradigma romântico:
1.1 - Emanuel Kant - O Gosto, o Belo e o Sublime. O Génio e a Arte. Portugal e a manutenção do paradigma
renascentista: Alexandre Herculano leitor de Kant;
1.2 - Mito e reinvenção do Bardo: Almeida Garrett;
2. Realismo(s) e Naturalismo(s):
2.1 - Artes da novela (Camilo Castelo-Branco);
2.2 - O «Grupo dos Vencidos da Vida» (1871). «O Grupo do Leão» (1880-1889);
3. Parnasianismo e Simbolismo na poesia:
3.1 - Crítica social e caricatura (Cesário Verde);
3.2 - Metaforismo e modernidade (Camilo Pessanha);