Inglês C1.1 - 1. semestre

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível de C1 do Quadro Europeu Comum De Referência (utilizador proficiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente para fins sociais, académicos e profissionais
d) compreender uma vasta gama de textos complexos, incluindo textos literários e não literários e textos especializados, distinguindo estilos
e) produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos utilizando corretamente os mecanismos de organização, articulação e coesão
textual
f) pesquisar o conteúdo dos textos a escrever utilizando a internet e recursos bibliográficos
g) manter, da forma consistente, um grau elevado de exactidão gramatical e seleccionar um leque de termos para se exprimir sobre uma vasta gama de tópicos
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121063

Créditos

6

Professor responsável

Bernard Adrian L´Estrange, Raquel Silva, Richard Sidaway, Rima Prakash, Zoe Taylor

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês B2.2

Bibliografia

Crowther, J. (2005). The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press.
Foley, M. & Hill, D. (2003). Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.
McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced. Cambridge: Cambridge University Press
Learning Resources Portfolio. A portfolio of learning resources provided by the teacher.
Rundell, M. (2006). Macmillan English Dictionary for Advanced Learners. London: Macmillan.

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintos – 60%
1 trabalho oral - 20%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem – 20%





Conteúdo

Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um portfólio de recursos de aprendizagem , dicionários, uma referencia gramatical e fontes de informação online constitui a base do curso. Isso permite a análise de uma gama de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas online e de televisão e filmes são também usados para focar no estilo, conteúdo, uso da língua e competência intercultural. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua.
Escrever - cartas formais, ensaios e narrativas
Falar - competências de apresentação, pronúncia
Competência intercultural - Discussão de referências culturais
Léxico - colocações, coesão textual, expressões idiomáticas, formação de substantivos, dispositivos retóricos
Gramática - artigos, revisão da frase verbal, preposições
Revisão de texto - identificação e correção de erros.