Inglês C1.2 - 2. semestre

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
b) adquirir uma maior consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) escrever textos coerentes, claros e bem estruturados num estilo apropriado, com poucos errors gramaticais/lexicais, demonstrando um razoável controlo de um leque variado de linguagem
d) compreender textos escritos extensos, complexos, contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais
e) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com poucos lapsos gramaticais ou lexicais, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) compreender uma longa exposição oral, quer ao vivo quer gravado, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável para a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121064

Créditos

6

Professor responsável

Bernard Adrian L´Estrange, Raquel Silva, Richard Sidaway, Zoe Taylor

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.1

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Crowther, J. (2005) The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press
Foley, M. & Hill, D. (2003) Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.
McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced. Cambridge: Cambridge University Press
Learning Resources Portfolio. A portfolio of learning resources provided by the teacher
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Oxford: Macmillan

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintos – 60%
1 trabalho oral - 20%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem – 20%


Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e histórico, mas com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são pertinentes ao tipo de aluno, o seu curso e os objetivos da U.C. e incluem os média (noticiários online e televisivo para identificar/descodificar referências culturais). Os temas conduzem à analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; textos narrativos/descritivos; textos discursivos
Falar – pronúncia; estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Léxico – formação de substantivos; verbos ‘multi-word’; colocações; ‘word families’
Gramática – revisão do frase verbal; pontuação; preposições; coesão e ‘discourse markers’
Revisão de textos – identificação e correcção de erros.