Inglês para Fins Profissionais - 1. e 2. semestre
Objetivos
O aluno deve
a) ser capaz de escrever o seu próprio CV e resumo
b) saber como responder a um anúncio de emprego e a uma candidatura a cursos académicos/profissionais
c) ser capaz de lidar com entrevistas realizadas em inglês
d) saber como fazer uma apresentação profissional utilizando o inglês, incluindo a leitura de textos em voz alta
e) ser capaz de apresentar colegas e outras pessoas, saber abordar apropriadamente outros profissionais
f) ser capaz de participar ativa, eficaz e apropriadamente em reuniões
g) desenvolver as competências necessárias para escrever com coerência e precisão textos ligados ao
trabalho relatórios, propostas, emails, actas, resumos e sumários utilizando o género e o registo apropriado e com um alto grau de correção linguística
h) ser sensível a e saber lidar com questões e situações interculturais
i) ter consciência do uso do inglês como língua franca em contextos internacionais e/ou de L2
j) aprofundar as suas capacidades e competências linguísticas.
Caracterização geral
Código
711121069
Créditos
6
Professor responsável
Rima Prakash
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Barrett, B., & Sharma, P. (2010). Networking in English. Oxford: Macmillan.
Brieger, N. (2011). Business Writing B1C2. London: Collins.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2010). Market Leader Upper Intermediate. Harlow: Pearson Longman.
Craven, M. (2008). Real Listening and Speaking 4. Cambridge: Cambridge University Press.
Downes, C. (2008). Cambridge English for Job Hunting. Cambridge: Cambridge University Press.
Emmerson, P. (2002). Business English Frameworks. Cambridge: Cambridge University Press.
Emmerson, P. (2003). Email English. Oxford: Macmillan.
Emmerson, P. (2006). Essential Business Grammar Builder. Oxford: Macmillan.
Mascull, B. (2002). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Williams, E. J. (2008). Presentations in English. Oxford: Macmillan.
Método de ensino
O curso segue uma metodologia baseada em tarefas e resolução de problemas, centrando-se sobretudo nas competências de escrever e falar. Cada tema é precedido por discussão inicial em grupo, baseada na experiência pessoal além de leituras e/ou visualizações e pesquisa prévias. Seguem-se tarefas personalizadas, individuais ou em grupo em contextos relevantes. Os resultados das tarefas são sujeitos à revisão, correção e comentário pelo docente e pelos pares. Recorre-se frequentemente aos recursos tecnológicos.
A língua de ensino é inglês. Os alunos devem ter um nível mínimo de B2/C1 do QERCL.
Método de avaliação
A availação é formativa e contínua e é composta em 50% na oral e 50% na escrita. A availação escrita é composta de duas tarefas na sala de aula e uma completada em casa. A availação oral é constituida de apresentações,role-plays e availação contínua de oralidade na sala de aula.
Assiduidade mínima: dois-terços de aulas
Conteúdo
O curso abrange as seguintes áreas:
inglês no local de trabalho
CVs e resumos; cartas/emails de apresentação; ´personal statements´; perfis públicos (LinkedIn, Proz.com, entre outros); formulários de candidatura
competências específicas para entrevistas de emprego e/ou ´assessment centres´; reuniões de avaliação de desempenho
competências e técnicas de apresentação; apresentar em inglês; ler em voz alta e pronúncia; etiqueta e
competências comportamentais em reuniões; questões de formalidade e adequação a diferentes
circunstâncias textos escritos: relatórios, propostas, sumários, resumos, ordens de trabalho e actas; descrição de dados e estatísticas; questões de registo linguístico questões interculturais; o uso do inglês como ´língua franca´.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: