Introdução aos Estudos Literários - 1. semestre

Objetivos

a) Conhecer as principais problemáticas dos estudos literários através do estudo de algumas questões essenciais no âmbito da crítica e da teoria literárias;

b) Adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;

c) Conhecer abordagens críticas e esquemas conceptuais relevantes no contexto dos estudos literários;

d) Adquirir capacidade de reflexão crítica sobre o texto literário através da prática do comentário e da análise.


Caracterização geral

Código

711160000

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Clamote Carreto, Margarida Esperança Pina, Rogério Puga

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ARISTÓTELES. (1990). Poética. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
BENNETT, Andrew. (2016). An Introduction to Literature, Criticism and Theory. Londres: Rouledge.
CEIA, C. (dir.). E-Dicionário de Termos Literários (EDTL),
COMPAGNON, A. (2010). Para que serve a literatura ? Lisboa : Deriva Editores, 2010].
KLARER, Mario. (2013). An Introduction to Literary Studies. 3ª ed., Londres: Rouledge.
JUDICE, N. (2010). ABC da Crítica. Lisboa: D. Quixote.
MATOS, Maria V. Leal de (2001). Introdução aos Estudos Literários. Lisboa: Verbo.
RODRIGUES LOPES, S. (2006). A Anomalia Poética. Lisboa: Vendaval.
REIS, C. (1994). O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Livraria Almedina.
SCHAEFFER, J.-M. (1999). Pourquoi la fiction? Paris: Seuil.
_______________ (2011). Petite écologie des études littéraires. Pourquoi et comment étudier la littérature. Vincennes: Éditions Thierry Marchaisse.

Método de ensino

Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pelos docentes, a exposição de conteúdos teóricos e as aulas práticas, que serão, em grande parte, dinamizadas pelos estudantes, com recurso a bases de dados e sítios especializados na web, bem como à plataforma Moodle. Exposição teórica das principais questões do programa e aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos; supervisão tutorial.
Os estudantes são avaliados através de duas provas escritas individuais, realizadas na aula, nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado dos pontos do programa e a sua competência no campo da análise crítica das obras de leitura obrigatória, em toda a sua coerência e globalidade.
Aulas Teóricas: 70%; Aulas Práticas: 30%.

Método de avaliação

Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (80%). Assiduidade e participação nas aulas práticas (20%).

Conteúdo

1. O que poderá ser/fazer a literatura? O Conceito de Literatura e o Sistema Semiótico Literário

1.1. Literatura e Literariedade
1.2. Literatura e ficcionalidade: do conhecimento da literatura à literatura como conhecimento
1.3. A memória literária: literatura, tradição e vanguardas poéticas
1.4. Cânone e transgressão: a literatura como instituição
1.5. Fronteiras e margens da literatura

2. Evolução Literária e os períodos literários

2.1. Ambições e limites da periodologia
2.2. Literatura e representação: Real, Imaginário e Linguagem
2.3. Dinâmica dos períodos literários
3.Os Géneros Literários

3.1. Géneros literários e visões do mundo
3.2. O modo lírico e a problemática do sujeito
3.3. O drama e o espetáculo teatral
3.4. O fenómeno narrativo

4. A literatura como diálogo

4.1. O autor e a criação poética: originalidade e intertextualidade
4.2. O diálogo com a história
4.3. O diálogo com a ciência
4.4. O diálogo inter-artes