Alemão B1.1 - 1. semestre

Objetivos

a) O aluno deve compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho da escola, tempos livres etc.
b) O utilizador é capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente relacionada com o trabalho, acontecimentos etc.
c) É capaz de lidar com situações de comunicação em países de língua alemã, sobre assuntos conhecidos e é capaz de explicar ou justificar planos e opiniões.
d) É capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos de interesse pessoal.

Caracterização geral

Código

711101079

Créditos

6

Professor responsável

Rolf Jürgen Kowitsch

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Alemão A2.2.

Bibliografia

Dengler, Stefanie et al: Netzwerk. B1.1 Kursbuch und Arbeitsbuch. München: Klett-Langenscheidt, 2014
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013
Hering, A.; Matussek, M.; Perlmann-Balme, M.: Übungsgrammatik für die Mittelstu-fe. Ismaning: Hueber, 2009
Gaidosch, U.; Müller, C.: Zur Orientierung: Basiswissen Deutschland. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning: Hueber, 6. Aufl. 2014


Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma. Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural. Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas).

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Amizade, relações, relacionamento, experiências com o misterioso; métodos alternativos de cura; sonhos e desejos; vida profissional
Estruturas: verbos reflexivos, noções básicas das frases relativas, futuro, orações finais e consecutivas, conjuntivo e würde + infinitivo em desejos irreais e comparações Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, produção de textos escritos e orais (diálogos, discussões, apresentações).