História do Império Espanhol
Objetivos
a) Conhecer as características fundamentais do império ultramarino espanhol durante o período compreendido entre os séculos XV e princípios do XIX.
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que marcaram a história do império espanhol entre os séculos XV e princípios do XIX.
c) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d) Conhecer a bibliografia fundamental sobre o tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos desse mesmo período.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos temas estudados.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento de estudos sobre o império espanhol na época moderna.
Caracterização geral
Código
711051132
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
BRADING, David, Orbe Indiano. De la monarquía católica a la república criolla, 1492-1867, México, FCE, 1991.
GARAVAGLIA, Juan Carlos & Juan Marchena, América Latina. De los orígenes a la independencia, Barcelona, Crítica, 2005 (2 vols.).
PEREZ CANTÓ, Pilar, Las Sociedades Originarias y la América hispánica. Una aproximación histórica, Madrid, UAM, 2010.
RESTALL, Matthew, Latin America in Colonial Times, Cambridge, Cambridge University Press, 2011 .
SERRERA, R.M, La América de los Habsburgo, Sevilla, Universidad de Sevilla, 2011.
Método de ensino
A disciplina conta com duas sessões semanais, de duas horas cada. A primeira parte de cada sessão é dedicada a uma exposição, levada a cabo pelo professor, enquanto a segunda parte é preenchida por apresentações orais realizadas pelos estudantes, seguidas de debate. As leituras de bibliografia complementam a informação fornecida durante as aulas, apresentando as questões que devem levantadas no decurso dos debates. O debate com os alunos incide sobre a bibliografia seleccionada para cada tópico e o seu objectivo é levar os estudantes a realizar investigação sobre um determinado tema, analisar interpretações e discuti-las no período da aula, em conjunto com o professor e com os demais alunos. O guião das aulas, assim como outro material de apoio às aulas, é semanalmente disponibilizado na página Moodle da disciplina.
Método de avaliação
Todos os estudantes têm de realizar dois testes de frequência, cada um valendo 35% da classificação final. As apresentações orais valem 30%.
Conteúdo
1. O reconhecimento e a ocupação dos territórios ultramarinos da Coroa de Castela.
2. Os europeus face aos não-europeus. O debate doutrinal na «Escola de Salamanca».
3. O quadro administrativo do império espanhol (séculos XVI-XVII).
4. As dinâmicas económicas e sociais (séculos XVI-XVII).
5. Os mundos indígenas face à conquista.
6. A dimensão eclesiástica do império espanhol (sécs. XVI-XVII)
7. O universo cultural e artístico colonial (séculos XVI-XVII).
8. As reformas Bourbónicas na América Espanhola.
9. Complementaridade e rivalidade entre os impérios ibéricos (sécs. XVI-XVIII).
10. Sociedades e poderes criollos. A afirmação das identidades americanas.
11. A ruptura do sistema colonial.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: