História da Arte do Barroco - 2. semestre

Objectivos

1.Conhecimento da história e problemática da arte e arquitectura do Barroco na Europa dos séculos XVII e XVIII. 2.Cohecimento das principais realizações e modelos da criação artística dos diferentes países e regiões do mundo católico e protestante deste período. 3.Conhecimento e identificação dos aspectos estilísticos e culturais da obra das personalidades mais destacadas e influentes da estética barroca. 4.Domínio de algumas referências fundamentais da bibliografia, além dos instrumentos críticos indispensáveis ao aprofundamento de qualquer assunto neste vasto campo. 5.Capacidade de escrever um pequeno ensaio sobre estas matérias das artes visuais.

Caracterização geral

Código

711061015

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

1.Alpers, Svetlana (1983). The art of describing: Dutch art in the Seventeenth Century. London: John Murray. 2.Argan, Giulio Carlo (1987). El arte italiano de Miguel Angel a Tiépolo.Madrid: Akal. 3.Brown, Jonathan (1998). Painting in Spain. 1500-1700. New Haven- London: Yale University Press. 4.Martin, John Rupert (1991). Baroque. London: Penguin Books. 4.Mignot, Claude & Rabreau, Daniel (Eds.) (1996). Temps Modernes. XV-XVIII siècles. Paris: Flammarion. 6.Norberg-Schulz, Christian (1972). Arquitectura barroca. Madrid: Aguilar. 7.Tapié, VIctor (1974). Barroco e Classicismo (Vols. 1-2). Lisboa: Editorial Presença. 8. Toman, Roff (Ed.) (2004). O Barroco. Arquitectura, escultura, pintura. Lisboa: Konemann. 9.Wittkower, Rudolf (1980). Art and architecture in Italy. 1600-1750. London: Penguin Books.

Método de ensino

A metodologia do ensino integra-se nos procedimentos da História da Arte, assente na importância das obras e das linguagens inerentes á cultura visual. Abrangendo a história da arquitectura e do urbanismo, a pintura, a escultura e certos aspectos das artes decorativas, obriga a transmitir aos alunos noções metodológicas sobre a abordagem destes objectos. Por isso as aulas são organizadas a partir da sequência de reproduções, apresentadas em power-point, acompanhadas por vezes pelo comentário de textos.

Método de avaliação

A avaliação consta de três elementos: recensão crítica de um livro (8 a 10 páginas); ficha crítica de uma obra de arte (3 a 5 páginas); realização de um teste final sobre toda a matéria. A classificação resulta do somatório de todos eles (25%+25%+50%).

Conteúdo

1.O conceito de Barroco e a historiografia artística sobre os séculos XVII e XVIII na Europa. 2.A importância da Roma pontifícia e as definições do grande Barroco católico. 3.Os centros regionais da Península Itálica e o processo de internacionalização do Barroco. 4.A arte flamenga e o aparato discursivo da sus pintura. 5.As grandes realizações do Século de Ouro da arte espanhola e os seus focos criadores. 6.A França entre o Barroco e o Classicismo na época de Luís XIV. 7.A Holanda e o primado da óptica na sua pintura. 8.O Barroco da Europa Central entre os séculos XVII e XVIII e a transição para o Rococó.