Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica - 2. semestre
Objetivos
a) Adquirir os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise necessários para, numa perspectiva comparatística, desenvolver o conhecimento de diferentes práticas literárias que, desde as origens até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território na Península Ibérica.
b) Adquirir os conhecimentos teóricos - conceitos operatórios da História Literária e da Literatura Comparada que orientam aquela tarefa comparatística.
c) Adquirir competências no conhecimento comparativo daquelas práticas literárias, suas inter-relações, convergências e diferenças.
d) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus.
e) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas relações.
f) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
Caracterização geral
Código
711111073
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Santa María
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português-Espanhol
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
1. GUILLÉN, Claudio, El primer siglo de oro. Estudios sobre géneros y modelos. Barcelona: Ed. Crítica, 1988.
[Os ensaios: La disposición temporal del Lazarillo de Tormes e Los silencios de Lázaro de Tormes»]
2. RODRIGUES, Maria Idalina Resina, Convívio de línguas no teatro ibérico (séculos XVI e XVII). De Gil Vicente a Um Auto de Gil Vicente. Lisboa: Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 2006.
3.. SENA, Jorge de. Os Sonetos de Camões e o Soneto Quinhentista Peninsular. Lisboa: Ed. 70, 1980.
4.TAVANI, Giuseppe, A poesia lírica na literatura hispânica do século XIII e Problemas da poesia lírica galego-portuguesa. Ensaios Portugueses: Filologia e Linguística. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Análises e reflexões em grupo orientadas pela docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial
Método de avaliação
A participação activa e pertinente nas aulas (10%), três comentários comparatistas (20%) e dois testes escritos em aula (20%, 50%).
Conteúdo
1. Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica: teorias, conceitos e métodos. Periodizações literárias.
2. Da poesia galego-portuguesa ao soneto renascentista peninsular.
3. De Gil Vicente ao Teatro dos Siglos de Oro.
4. Da Celestina ao Pícaro.
5. Dos livros de cavalarias ao Quixote.
6. Da «Ilustración» à «generación del 98».
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: