Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica - 2. semestre

Objectivos

a) Adquirir os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise necessários para, numa perspectiva comparatística, desenvolver o conhecimento de diferentes práticas literárias que, desde as origens até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território na Península Ibérica.
b) Adquirir os conhecimentos teóricos - conceitos operatórios da História Literária e da Literatura Comparada – que orientam aquela tarefa comparatística.
c) Adquirir competências no conhecimento comparativo daquelas práticas literárias, suas inter-relações, convergências e diferenças.
d) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus.
e) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas relações.
f) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.

Caracterização geral

Código

711111073

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Santa María

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Espanhol

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

1. GUILLÉN, Claudio, El primer siglo de oro. Estudios sobre géneros y modelos. Barcelona: Ed. Crítica, 1988.
[Os ensaios: “La disposición temporal del ‘Lazarillo de Tormes’ e “Los silencios de Lázaro de Tormes»]
2. RODRIGUES, Maria Idalina Resina, Convívio de línguas no teatro ibérico (séculos XVI e XVII)”. De Gil Vicente a ‘Um Auto de Gil Vicente. Lisboa: Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 2006.
3.. SENA, Jorge de. Os Sonetos de Camões e o Soneto Quinhentista Peninsular. Lisboa: Ed. 70, 1980.
4.TAVANI, Giuseppe, “A poesia lírica na literatura hispânica do século XIII” e “Problemas da poesia lírica galego-portuguesa”. Ensaios Portugueses: Filologia e Linguística. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.

Método de ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Análises e reflexões em grupo orientadas pela docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial

Método de avaliação

A participação activa e pertinente nas aulas (10%), três comentários comparatistas (20%) e dois testes escritos em aula (20%, 50%).

Conteúdo

1. Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica: teorias, conceitos e métodos. Periodizações literárias.
2. Da poesia galego-portuguesa ao soneto renascentista peninsular.
3. De Gil Vicente ao Teatro dos Siglos de Oro.
4. Da Celestina ao Pícaro.
5. Dos livros de cavalarias ao Quixote.
6. Da «Ilustración» à «generación del 98».