Literatura Espanhola dos Siglos de Oro

Objectivos

a) Conhecer a literatura espanhola dos Siglos de Oro.
b) Aprofundar o conhecimento dos contextos histórico-sociais e artístico-literários, espanhol e europeu dos séculos XVI-XVII.
c) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquela literatura-época.
d) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
e) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
f) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.

Caracterização geral

Código

711111074

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Rico, F. (coord.) (1980). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 2, Siglos de Oro, Renacimiento. Barcelona: Crítica.
Rico, F. (coord.) (1983). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 3, Siglos de Oro, Barroco. Barcelona: Crítica.
Rico, F. (coord.) (1991). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 2/1, Siglos de Oro: Renacimiento, Primer Suplemento. Barcelona: Crítica.
Rico, F. (coord.) (1992). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 3/1, Siglos de Oro: Barroco, Primer Suplemento. Barcelona: Crítica.
Guillén, C. (1988). El primer siglo de oro, Estudios sobre géneros y modelos. Barcelona: Crítica.

Método de ensino

Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos; supervisão tutorial do trabalho de investigação conducente à redacção e defesa de um ensaio sobre um dos autores do programa.

Método de avaliação

Um ensaio (20%) e dois testes escritos presenciais (20%, 60%).

Conteúdo

1. Introdução à literatura espanhola dos séculos XVI e XVII, no contexto peninsular e europeu: aspectos histórico-políticos e estético-literários.
2. O problema dos períodos e dos géneros, abordados a partir do comparatismo: Renascimento e Barroco. Entre o apolíneo e o dionisíaco.
3. Lugar da Picaresca na prefiguração do romance moderno: o Lazarillo de Tormes e a inversão da épica.
4. San Juan de la Cruz e a corrente mística: ortodoxia e heterodoxia na Península Ibérica imperial.
5. Cervantes e o Quixote: perspectivismo, metaficção, ritmo romanesco.
6. A problematização do Real no teatro filosófico de Calderón de la Barca: La vida es sueño.
7. Lope de Vega e a Arte Nueva de Hacer Comedias. El burlador de Sevilla, de Tirso de Molina, ou o mito de Don Juan - o teatro espectacular dos Siglos de Oro.
8. O amor e a morte nos sonetos de Quevedo. Concepções poéticas dos Siglos de Oro - conceptismo e culteranismo.