Literaturas Hispano-Americanas - 1. semestre

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento das literaturas hispano-americanas, desde o período colonial até às últimas décadas do século XX.
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da história literária contemporânea.
c) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais nos campos da literatura de viagens (Bartolomé de las Casas), da poesia (Alonso de Ercilla y Zúñiga, Sor Juana Inés de la Cruz, José María Heredia, José Martí e Ruben Darío) e da ficção (Esteban Echeverría, José Martí, Ruben Darío, Alejo Carpentier, Julio Cortázar, Antología McOndo e Manifiesto del Crack).

Caracterização geral

Código

711111077

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Rute Araújo Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

- Bellini, Giuseppe (1997).Nueva historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Castalia.
- Bowers, Maggie Ann (2004). Magic(al) realism. New York: Routledge.
- Franco, Jean (1987). Historia de la literatura hispanoamericana. Barcelona: Ariel.
- Lezama José L. (2005). La expresión americana. México: Fondo de Cultura Económica.
- Mignolo, Walter (2007). La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.
- Montoya, Jesús J. ,ed. (2008). Entre lo local y lo global. La narrativa latinoamericana en el cambio del siglo (1990-2006). Madrid, Frankfurt: Iberoamericana, Vervuert.
- Oviedo, José Miguel (2001). Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Alianza Editorial.
- Padura Fuentes, Leonardo (2002). Un camino de medio siglo: Alejo Carpentier y la narrativa de lo real maravilloso. México: Fondo de Cultura Económica.
- Todorov, Tzvetan (2000). La conquista de América. El problema del otro. México: Siglo Veintiuno Editores.

Método de ensino

Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos.

Método de avaliação

Duas frequências.

Conteúdo

1. História e geopolítica da América Hispânica.
2. As primeiras crónicas das Índias Ocidentais. Bartolomé de las Casas.
3. Literatura colonial: Alonso de Ercilla y Zúñiga e Sor Juana Inés de la Cruz.
4. O Romantismo: o caso de «El matadero», de Esteban Echeverría.
5. A independência e as literaturas nacionais: José María Heredia e José Martí.
6. O modernismo hispânico: Rubén Darío.
7. Do fantástico ao real maravilloso: Alejo Carpentier e Julio Cortázar.
8. As últimas décadas do século XX: Antología McOndo e Manifiesto del Crack.