Culturas Contemporâneas de Espanha e América Latina - 1. semestre

Objectivos

Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento das culturas espanholas e latino-americanas contemporâneas no contexto internacional.
b) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários.
c) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos literários, historiográficos e teórico-críticos de e sobre o período em estudo.
d) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
e) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
f) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.

Caracterização geral

Código

711111113

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Santa María

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Cortázar, F. & González Vesga, J. M. (2009). Breve Historia de España. Madrid: Alianza.
Volpi, J. (2009). El insomnio de Bolívar. Madrid: Debate.
Halperin Donghi, T. (1998). Historia contemporánea de América Latina, Madrid: Alianza.
Mainer, J.-C. (1981). La Edad de Plata (1902-1939). Madrid: Cátedra.
Pires, M. L. B. (2006). Teorias da Cultura. Porto: Universidade Católica.


Método de ensino

Método de ensino
Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos relevantes para a compreensão da matéria, com discussão em grupo em torno de obras de arte (literárias, plásticas, cinematográficas, musicais) do período em análise.

Ensino presencial

Método de avaliação

A participação activa e pertinente nas aulas, com três comentários comparatistas (15%), dois testes escritos em aula (15%, 20%) e uma frequência. (50%).

Conteúdo

Pretende-se, com esta Unidade Curricular, proporcionar um conhecimento integrado das realidades culturais da contemporaneidade espanhola e latino-americana, através do diálogo multidisciplinar entre História, Literatura e Arte. Partindo de 1898, significativa data da independência das últimas colónias do Império Espanhol, e percorrendo as primeiras décadas do século XX (movimentos sociais e convulsões políticas, as vanguardas artísticas e literárias, as diversas questões ideológicas) das duas zonas, analisando também as relações entre Espanha e os países Hispano-americanos, chegando ao período da Guerra Civil de Espanha e focando as ditaduras da segunda metade do século, será possível, ao aproximarmo-nos dos vários processos democráticos de finais do século, produzir reflexões acerca deste relevante período recente da História Universal, aprofundando a compreensão do problemático conceito de \"cultura contemporânea\".