Espanhol B2.2 - 2. semestre

Objectivos

Atingir o domínio da competência comunicativa (linguística, sociolinguística e pragmática) própria do nível B2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Perceber nos textos as informações opiniões e valorizações subjectivas e reconhecer elementos implícitos da mensagem: alusões,humor e ironia.
2. Proporcionar informação detalhada; expressar e argumentar as próprias opiniões sobre o assunto duma conversa de forma clara, fluida e espontânea.
3. Escrever textos com alguma complexidade (cartas formais, relatórios, artigos e composições) sobre temas de âmbito pessoal, profissional e académico.
4. Aprofondar conhecimentos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha e da América Latina.
5. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de língua espanhola, desenvolvendo uma atitude crítica e tolerante perante a diversidade cultural.
6. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.

Caracterização geral

Código

711111119

Créditos

6

Professor responsável

Beatriz Moriano, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Assiduidade: 70% de presenças, excepto trabalhadores-estudantes.

Bibliografia

1. AA.VV (2018). Bitácora 4 (Nueva Edición). Libro del alumno. Barcelona: Difusión.
2. Matte Bon, F., (2005). Gramática comunicativa del español (tomos I y II). Madrid: Edelsa.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es.
4. Vázquez Montalbán, M. (1998). Crónica sentimental de España. Barcelona: Grijalbo.
5. Sanz, M. (2018). Monstruas y centauras. Nuevos lenguajes del feminismo. Barcelona: Anagrama.





Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso das TIC.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Elementos de avaliação:
-Grau e qualidade da participação na aula + outras actividades (30%).
-Prova de leitura: resumo e comentário de uma obra (literária, ensaística, entre outros) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos e culturais (50%).

Conteúdo

1. Formas de tratamento e registo na expressão/mediação/interação orais e escritas.
2. Exponentes linguísticos para cumprir as funções de expor temas, transmitir instruções, relacionar informações e expressar opiniões argumentando as próprias ideias, assim como expressar atitudes, crenças e sentimentos.
3. Usos do Indicativo ou do Conjuntivo nas diferentes orações subordinadas: Substantivas, relativas e adverbiais.
4.Estudo linguístico do espanhol: Reflexão crítica sobre a língua, realização de análises e comentários com rigor filológico.
5. Conteúdos fonéticos e fonológicos, morfossintácticos e léxicos.
6. Variedades diastráticas (estudo dos diferentes registos) e diafásicas (linguagens específicas) do espanhol. Diversidade dialectal e linguística em Espanha e na América.
7. Aprofundamento das normas ortográficas.
8. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispano e a comunidade europeia.
9. Figuras e personagens chave na historia recente das culturas hispanas.