Literatura Francesa Contemporânea - 2. semestre

Objetivos

1. Ler e compreender textos da Literatura Francesa Contemporânea nos seus aspectos mais relevantes ;
2. conhecer o contexto histórico-cultural dos textos estudados ;
3. compreender os processos de escrita específicos das obras do programa nos seus aspectos mais significativos;
4. Conhecer de modo contextualizado as grandes questões teóricas que tiveram maior reflexo na produção literária na França contemporânea.
5. saber analisar obras representativas deste período ;
6. saber reflectir criticamente sobre questões relevantes da literatura francesa contemporânea;
7. Saber elaborar um trabalho de investigação orientado sobre um tema relacionado com o programa da disciplina.

Caracterização geral

Código

711111048

Créditos

6

Professor responsável

Ana Paiva Morais

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

Breton, A. (1994). Les manifestes du surréalisme. Paris: Gallimard.
Compagnon, A. (1989). Proust entre deux siècles. Paris: Seuil.
——— (1990). Les cinq paradoxes de la modernité. Paris: Seuil.
Deleuze, G. (2014). Proust et les signes. Paris: Presses Universitaires de France. Sheringham, S. (2006). Everyday Life. Theories and Practices from Surrealism to the Present. Oxford: Oxford UP.
Tadié, J.-Y. (1971). Proust et le roman. Paris: Gallimard.
Cerquiglini, B. (2012). Le roman d’hier à demain. Paris: Gallimard.
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Método de ensino

1. Exposição das principais questões do programa, recorrendo a exemplos de obras em estudo e de outras obras comparáveis, e dando ênfase à análise literária, mas também à contextualização literária, artístico-cultural e teórica, com recurso a bases de dados e sítios especiallizados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem;
2. Orientação do estudante para a discussão crítica e teoricamente fundamentada na aula sobre as obras do programa bem como análise de textos literários;
3. supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação:
Considera-se o grau de informação alcançado, bem como a capacidade de reflexão e de conceptualização e o volume de trabalho desenvolvido.
1. Participação nas discussões na aula - 20%;
2. Realização presencial de uma frequência - 40%;
3. Apresentação escrita e oral de um trabalho de investigação - 40%

Conteúdo

1. Renovações da experiência poética : Apollinaire e o surrealismo ;
2. A (de)formação do tempo no romance – Proust, Le Temps retrouvé;
3. O teatro entre o mito revisitado e o peso do real: Jean Cocteau, La Machine infernale ; Samuel Beckett, En attendant Godot ;
4. Apreensão do real e objetividade : Georges Perec, Les Choses ;
5. Marguerite Duras e a escrita da ausência – Le ravissement de Lol V. Stein ;