Francês A2.2 - 1. e 2. semestre

Objetivos

1. Compreender mensagens escritas ou conversas simples relativos ao mundo que lhe é familiar (amigos, escola, família, emprego)
2. Compreender, escrever e relatar, embora com vocabulário limitado, factos passados.
3. Exprimir uma ordem ou um conselho.
4. Exprimir uma intenção ou um objectivo a curto ou longo prazo.
5. Marcar diferentes graus de certeza e formular hipóteses.
6. Exprimir o seu acordo e o seu desacordo, os seus gostos usando estruturas simples.
7. Caracterizar pessoas, objectos ou acontecimentos usando um vocabulário restrito.


Caracterização geral

Código

711111124

Créditos

6

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Francês A2.1

Bibliografia

Chahi, Fatila & alii, Entre Nous 2, Éditions Maison des Langues, Paris, 2015.
Akiyüz, Anne & alii, Exercices de grammaire en contexte, niveau intermédiaire, Hachette, 2000.

Método de ensino

A avaliação contínua comporta duas frequências presenciais, uma prova oral presenciais e os trabalhos de casa. A realização das tarefas visa a desenvolver competências linguísticas (via actividades de expressão, compreensão orais e escritas) e extralinguísticas, no sentido de estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma que passa pela fela formação de uma mente aberta ao outro..

Método de avaliação

-Grau e qualidade da participação na aula + trabalhos escritos (30%).
- duas frequências presenciais: teste de conteúdos linguísticos e culturais (50%).
- prova oral individual presencial (20%)

Assiduidade: 70% de presenças, excepto trabalhadores-estudantes.




Conteúdo

1. Material gramatical necessário à produção e troca escritas e orais de informação pessoal e profissional - narração de experiências passadas ou de projectos - (futuro, passé composé, imparfait do indicativo; imperativo ); presente do condicional.
2. Uso dos pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos). Valor dos adjectivos.
3. Os diferents níveis de língua adaptados aos diferentes interlocutores.
4. Actividades visando a aquisição da pronúncia e da prosódia francesas.
5. Estruturas sintácticas permitindo a expressão de uma causa, de uma consequência ou de um fim.
6. Aquisição da sintaxe (expressão do fim, da causa e da oposição),do vocabulário básicos e de uma fraseologia necessários à comunicação quotidiana em francês.
7. Actividades de compreensão e de produção, orais e escritas, usando o visionamento de programas televisivos, audição de documentos sonoros, a leitura de artigos de imprensa,a consulta de sites focando acontecimentos respeitantes à França de hoje.