Comportamento Político e Opinião Pública
Objetivos
a) Compreender o papel da opinião pública no funcionamento das actuais democracias representativas (as suas funções, efeitos, interacção com actores políticos, etc.)
b) Compreender as tendências contemporâneas dos comportamentos políticos
c) Dominar uma visão global sobre as mais importantes teorias e abordagens deste domínio de estudos
d) Demonstrar capacidade de análise crítica e de exposição de conhecimentos fundamentais da disciplina (teorias, conceitos, metodologia e técnicas de pesquisa)
e) Adquirir capacidade de leitura crítica dos textos fundamentais da disciplina (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias)
f) Desenvolver capacidade de aplicação de conhecimentos em exercícios práticos através de trabalhos de pesquisa (individuais ou de grupos)
Caracterização geral
Código
711071060
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
DALTON, Russell. Citizen politics: public opinion and political parties in advanced industrial democracies Washington: CQ Press, 2008.
DELLA PORTA, Donatella e MATTONI, Alice. Spreading Protest: Social Movements in Times of Crisis, Colchester, ECPR Press, 2014.
FREIRE, André, LISI, Marco e VIEGAS, José Manuel Leite orgs. Crise económicas, políticas de austeridade e representação política. Lisboa: Assembleia da República, 2015.
GUNTHER, Richard, BECK, Allen, MAGALHÃES, Pedro e MORENO, Alejandro. Voting in Old and New Democracies, Londres: Routledge, 2015.
MAYER, Nonna e PERRINEAU, Pascal. Les comportements politiques. Paris, Armand Colin, 1992.
NORRIS, Pippa. Democratic phoenix: reinventing political activism, Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
PRICE, Vincent. Public Opinion. Londres: Sage, 1992.
ZALLER, John R. The nature and origins of mass opinion, Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
Método de ensino
Combinação de aulas de índole teórica e de exposição de conhecimentos (60%), com aulas práticas destinadas quer à apresentação e discussão de textos (20%), quer à operacionalização de conceitos e à validação empírica de argumentos e hipóteses explicativas (20%)
Método de avaliação
Conteúdo
1.Introdução
2. Métodos e abordagens para o estudo da opinião publica
3. Atitudes e opinião publica: origens, formação e mudança
4. A importância do contexto: meios de comunicação e sistema partidário
5. Redes, grupos e capital social
6. Os efeitos da opinião publica: identidade, politicas publicas e responsiveness
7. Participação politica e teorias da democracia
8. Comportamentos políticos: as teorias explicativas
9. A participação eleitoral
10. O comportamento eleitoral
11. Acção colectiva e movimentos sociais
12. As tendências actuais do comportamento politico
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: