Comportamento Político e Opinião Pública

Objectivos

a) Compreender o papel da opinião pública no funcionamento das actuais democracias representativas (as suas funções, efeitos, interacção com actores políticos, etc.)
b) Compreender as tendências contemporâneas dos comportamentos políticos
c) Dominar uma visão global sobre as mais importantes teorias e abordagens deste domínio de estudos
d) Demonstrar capacidade de análise crítica e de exposição de conhecimentos fundamentais da disciplina (teorias, conceitos, metodologia e técnicas de pesquisa)
e) Adquirir capacidade de leitura crítica dos textos fundamentais da disciplina (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias)
f) Desenvolver capacidade de aplicação de conhecimentos em exercícios práticos através de trabalhos de pesquisa (individuais ou de grupos)

Caracterização geral

Código

711071060

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

DALTON, Russell. Citizen politics: public opinion and political parties in advanced industrial democracies Washington: CQ Press, 2008.
DELLA PORTA, Donatella e MATTONI, Alice. Spreading Protest: Social Movements in Times of Crisis, Colchester, ECPR Press, 2014.
FREIRE, André, LISI, Marco e VIEGAS, José Manuel Leite orgs. Crise económicas, políticas de austeridade e representação política. Lisboa: Assembleia da República, 2015.
GUNTHER, Richard, BECK, Allen, MAGALHÃES, Pedro e MORENO, Alejandro. Voting in Old and New Democracies, Londres: Routledge, 2015.
MAYER, Nonna e PERRINEAU, Pascal. Les comportements politiques. Paris, Armand Colin, 1992.
NORRIS, Pippa. Democratic phoenix: reinventing political activism, Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
PRICE, Vincent. Public Opinion. Londres: Sage, 1992.
ZALLER, John R. The nature and origins of mass opinion, Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

Método de ensino

Combinação de aulas de índole teórica e de exposição de conhecimentos (60%), com aulas práticas destinadas quer à apresentação e discussão de textos (20%), quer à operacionalização de conceitos e à validação empírica de argumentos e hipóteses explicativas (20%)

Método de avaliação

Conteúdo

1.Introdução
2. Métodos e abordagens para o estudo da opinião publica
3. Atitudes e opinião publica: origens, formação e mudança
4. A importância do contexto: meios de comunicação e sistema partidário
5. Redes, grupos e capital social
6. Os efeitos da opinião publica: identidade, politicas publicas e responsiveness
7. Participação politica e teorias da democracia
8. Comportamentos políticos: as teorias explicativas
9. A participação eleitoral
10. O comportamento eleitoral
11. Acção colectiva e movimentos sociais
12. As tendências actuais do comportamento politico

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: