História dos Media - 2. semestre

Objetivos

a) Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media
b) Conhecer a génese e evolução dos meios de comunicação
c) Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e da Europa.
d) Analisar o impacto de cada meio na sua respetiva época tanto em Portugal como na Europa
e) Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos
…

Caracterização geral

Código

711011024

Créditos

6

Professor responsável

Carla Batista, Celiana Azevedo Bastos

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

JEANNENEY, Jean–Noël (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional

Método de ensino

Privilegia-se um método misto: exposição e problematização dos assuntos; uso de suporte visuais (quadros, imagens, textos, citações); valorização da participação dos alunos a propósito de textos ou livros previamente anunciados.

Método de avaliação

A avaliação formal centra-se em duas frequências.

Conteúdo

1.Apresentação da unidade curricular
Programa; Bibliografia;
Metodologia de trabalho em aula
Avaliação/ Calendarização
2. O Conceito de Media
2.1. Os Media e a economia
2.2. Os Media e o conhecimento
2.3. Os Media e a política
2.4. A história dos media e a historiografia
3. Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
3.1. A História e o seu objeto de estudo
3.2. A História Nova
3.3. A História dos Media e do Jornalismo, metodologias e fontes
4. O livro
4.1. A segunda revolução do livro
4.2. A biblioteca do antigo Regime e a biblioteca moderna
4.3. A emergência da burguesia, do mercado, da imprensa e a difusão do livro
5. A imprensa dos primórdios ao século XX
5.1 Os primórdios da imprensa
5.2 A imprensa e a participação política – a imprensa de opinião
5.3 A invenção da imprensa periódica e industrial.
5.4 A imprensa de massas - Penny Press
5.5 Inovação de procedimentos
5.6 A demanda de informação - As agências de informação
5.7 A publicidade
5.8 A fotografia
5.9 A difusão
5.10 Os industriais da imprensa
5.11 Processos de controlo de liberdade de expressão - a censura (Estado Novo)
Os Mass Media
6. O cinema e cultura da imagem
6.1. Da imagem fixa à animação
6.2. O nascimento do cinema
6.3. Os diversos estilos cinematográficos e os novos modelos
6.4. Os processos de controlo da liberdade de expressão – a censura
7. A rádio
7.1. A rádio entre o controlo do Estado e o mercado
7.2. A rádio como meio de propaganda (os estados autoritários e totalitários)
7.3. A rádio em Portugal no tempo de Salazar e Caetano – a censura
7.4. A explosão radiofónica depois do 25 de Abril
8. A televisão
8.1. A emergência da Televisão e o caso português
8.2. Salazarismo e TV
8.3. Caetano e a RTP
8.4. As questões atuais da televisão: os novos canais; o serviço público; a programação
Os Novos Media
9. A “pós-televisão”
9.1. A fragmentação do modelo audiovisual
9.2. A emergência da Net e dos novos media
9.3. Questões sobre pluralismo e diversidade do jornalismo no paradigma on-line
9.4. Novos media, novos jornalismos e novos públicos