Semiótica - 1. e 2. semestre

Objectivos

a) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica. 
b) Identificar as principais correntes no estudo da semiótica.
c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.
d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.

Caracterização geral

Código

711011042

Créditos

6

Professor responsável

Clara Nunes Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Barthes, Roland, [1967] 1971. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.
Eco, Umberto, [1978] 2017. O signo. Lisboa: Ed. Presença.
Eco, Umberto, 2015. Número Zero. Lisboa: Gradiva.
Kress, G. & T. van Leeuwen, 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.
Nöth, Winfried, 1995. Handbook of Semiotics. Bloomington / Indianapolis: Indiana University.

Peirce, Charles Sanders. 1931­58. Collected Papers. Vols. 1­6 ed. Hartshorne, Charles & Paul Weiss; vols. 7­8 ed Burks, Arthur W. Cambridge, Mass.: Harvard Univ. Press.
Petrilli, Susan & Augusto Ponzio, 2007. Semiotics today. From global semiotics to semioethics, a dialogic response. Signs vol. 1: 29-127, 2007


Método de ensino

A Unidade Curricular caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada, entre aulas práticas e aulas de exposição (teóricas). 
Ensino presencial.

Método de avaliação

Duas provas presenciais – com caráter obrigatório (40% cada); Trabalho autónomo: (20%) – desenvolvimento de um trabalho temático sobre um dos tópicos do programa.

Conteúdo

1. Semiótica: fundamentos para uma ciência dos Signos; 2. Tipologia(s) dos signos; 3. Perspetivas e teorias; 
4. Questões de representação: sentido, significado e significação; as relações entre referência e sentido; 
5. Percursos interpretativos: o que são e como se estabelecem.
6. Casos de estudo:
6.1. Análise dos discursos (publicidade, media, e.o.)
6.2. Análise de textos (literatura e semiótica)
6.3. Análise multimodal (a função das imagens e dos textos na semiótica atual).