Teoria da Imagem e da Representação - 2. semestre

Objetivos

a) Apreender a complexidade e historicidade da noção de imagem na nossa cultura;
b) Relacionar as transformações teóricas, práticas e tecnológicas no campo da imagem;
c) Identificar problemáticas contemporâneas relacionadas com a imagem;
d) Desenvolvimento das capacidades teóricas e reflexiva e utilização do valor crítico deste tipo de conhecimento.

Caracterização geral

Código

711011048

Créditos

6

Professor responsável

Maria Teresa Cruz

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

MANOVITCH, Lev, The Language of New Media, Cap. 1 (pp. 18-61); Cap. 4 (pp.176-211); Cap. 6 (286-335), Cambridge, Mass.,MIT Press, 2000
LAVAUD, Laurent, L image. Textes Choisies et présentés, Introd. (pp.11-46) ; Cap I (pp. 49-74); Cap. V (pp. 181-237) Paris, Flammarion, 1999.
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica», in Sobre arte, técnica, linguagem e política, Lisboa, Relógio d’Água, 1992, pp. 71-113
CRARY, Jonathan, Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990
MITCHELL, W. J., Iconology. Image, Text, Ideology, Chicago, London, The University of Chicago Press, 1986.

Método de ensino

Exposição oral para exploração teórica (70%) do programa
Comentário de textos da bibliografia
Apresentação de material de análise (imagens) (30%)

Método de avaliação

Uma prova escrita obrigatória.

Conteúdo

Muitos dos debates contemporâneos acerca do estado do mundo, da cultura e do humano prendem-se, em grande medida, com a presença e a potência que a imagem parece ter adquirido na experiência actual. Falamos frequentemente de «desrealização do mundo», de «cultura simulacral» e de «desfiguração do humano», como aspectos do que caracterizamos também como uma «civilização das imagens». Para além de uma imagiologia ou de uma ciência geral da imagem, mas também para além de uma análise puramente centrada na diversidade das imagens, dos seus diferentes suportes e tecnologias, este curso propõe uma visão crítica alargada em que o campo da imagem permanece atravessado por questões filosóficas, semiológicas, tecnológicas e políticas. Esta reflexão crítica organiza-se em torno da apresentação de três problemáticas principais: imagem e ideia; imagem e linguagem; imagem e técnica.
1.Imagem e Ideia
Imagem e metafísica
Simulacro e espectralidade
Economia e doutrina do ìcone
2.Imagem e Linguagem
Iconologia : visibilidade / legibilidade
Imagem e representação: Elementos de semiótica da imagem
O Figural
3.Imagem e Técnica
A Perspectiva
Dispositivos ópticos modernos
Imagem digital