Mestrado em Ciências da Comunicação
Objetivos educativos
1) Saber desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo na área das Ciências da Comunicação como parte hoje essencial das Ciências Sociais e Humanas, entendendo a posição estratégica dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas;
2) Entender a posição das Ciências da Comunicação e das respetivas áreas de especialização na epistemologia das Ciências Sociais e Humanas, das quais recebe múltiplos contributos e para as quais contribui; saber definir objetos e metodologias para investigações próprias em Ciências da Comunicação e aplicar-lhes os seus conhecimentos, nomeadamente em situações novas e não familiares e nos campos específicos que permanentemente se desenvolvem nesta área;
3) Saber desenvolver uma investigação com rigor científico no campo das Ciências da Comunicação ou num contexto multidisciplinar, de modo que o diálogo com outros campos do saber não constitua um impedimento mas sim um incentivo à afirmação de um domínio próprio do saber;
4) Desenvolver a capacidade de comunicar as suas metodologias e conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, por escrito ou oralmente, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e argumentada;
5) Compreender a especificidade da variante de especialização escolhida;
6) Adquirir competências que permitam, em continuado diálogo com o conhecimento científico e extra-científico, desenvolver com autonomia uma aprendizagem ao longo da vida.
Caracterização geral
Código DGES
4103
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor . Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.
Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200 e 240, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Coordenador
Carla Batista
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
80
Propinas
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação ou ao trabalho de projeto, com o peso de 60%.
Estrutura
Percursos
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Estudos dos Media e de Jornalismo
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Estudos Aprofundados de Ciências da Comunicação
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação Estratégica
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação e Artes
- Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Cinema e Televisão