História da Música - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir conhecimento especializado e actualizado na área de estudos de música e tecnologias, conhecendo as principais ideias, conceitos e problemáticas implicadas da área de estudo.
b) Perceber a importância da inovação tecnológica no contexto da música, conhecendo o instrumentário eléctrico, electrónico e digital, assim como outros equipamentos e máquinas relevantes para a área de estudo;
c) Conhecer e enquadrar os factos mais relevantes do desenvolvimento tecnológico ao longo do séc. XX, identificando as principais consequências musicais da inovação tecnológica ao nível da composição, execução e divulgação musicais; ;
d) Enquadrar os movimentos musicais, géneros, estéticas, compositores e grupos, no âmbito da história da música contemporânea e da sua ligação com a tecnologia;
e) Reflectir criticamente sobre as repercussões da ligação entre “as músicas” e tecnologia.

Caracterização geral

Código

722021017

Créditos

10

Professor responsável

Isabel Pires

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BRAUN, Hans-Joachim, [ed.] (2002) – Music and Technology in the Twentieth Century, Baltimore, The John Hopkins University Press;
DELIÈGE, Céletin (2003) - Cinquante ans de modernité musicale: de Dramstadt à l’IRCAM, Sprimont, Mardaga éditeur;
MILNER, Greg (2009) – Perfecting Sound Forever, The Story of Recorded Music, London, Granta Publications;
TAYLOR, Timothy D. (2001) – Strange Sounds: Music, Technology and Culture, New York, Routledge;
TOYNBEE, Jason (2000) - Making Popular Music: musicians, institutions, aesthetics, London, Arnold;
KETTLEWELL, Ben. (2002) – Electronic Music Pioneers, ProMusic Press.
HOLMES, Thomas (2002) – Electronic and Experimental Music: Pioneers in Technology and Composition, London, Psychology Press: Routledge;
PATTESON, Thomas (2016) —Instruments for New Music: Sound, Technology, and Modernism, Oakland, University of California Press

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com exposição e debate de temas e documentos contidos na bibliografia seleccionada e outra a fornecer pelo docente, incluindo exposição magistral (70%) e observação, audição e visualização de exemplos musicais e máquinas específicos (30%).
Avaliação contínua, redação e apresentação de “paper” (30%) e uma prova de avaliação final escrita (70%).
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua da participação em aula, redação e apresentação de “paper” (30%) e uma prova de avaliação final escrita (70%).

Conteúdo

1. Mutações sociais e artísticas da 2ª metade do séc. XIX: Tecnologias sonoras de produção e fixação, electricidade e outras invenções: 1750 – 1900
2. Primeira metade do séc. XX: contexto social e ideológico; A música no início do séc. XX; As artes entre Guerras;
3. Tecnologias sonoras da primeira metade do séc. XX; Fixação de som e multiplicidade de suportes de áudio.
4. Tecnologia e desenvolvimento da música popular: Blues; Jazz; Soul; Funck;
5. A segunda metade do séc. XX: Pós-Guerra: mutações tecnológicas – mutações artísticas; A música pós 1950: Música concreta, electrónica e electroacústica; Tecnologia eléctrica e electrónica na composição musical
6. Surgimento do Pop/Rock: Contextos sociais, económicos e culturais; Importância da tecnologia;
7. A era do computador; O protocolo MIDI e o sampler; Inovação tecnológica e performance;
8. Música popular/Música erudita: intercâmbios; Tecnologia e experimentação na música popular; Actualidade e inovações: correntes alternativas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: