Teoria e Método das Ciências Musicais - 1. semestre

Objectivos

1. Dar ao aluno uma panorâmica geral da formação e transformação das Ciências Musicais como disciplina, sobretudo nas suas vertentes histórica e antropológica, tanto no plano internacional como em Portugal;
2. Familiarizá-lo com as grandes correntes teóricas contemporâneas no campo das Ciências Musicais;
3. Fornecer-lhe instrumentos conceptuais e metodológicos, bem como desenvolver competências críticas nos domínios da Musicologia Histórica e da Etnomusicologia;
4. Apresentar-lhe noções gerais de metodologias de investigação nas áreas da Musicologia Histórica e Etnomusicologia.

Caracterização geral

Código

722021032

Créditos

10

Professor responsável

João Soeiro de Carvalho, Luísa Cymbron

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

Sadie, S. (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 29 vols. Londres, Macmillan, 2001.

Barz, Gregoy e Cooley, Timothy (eds.), Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. Oxford: Oxford University Press, 2008.

Castelo Branco, Salwa(ed.), Enciclopédia da música em Portugal no século XX, 4 vols, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010, pp. 419-432.

Feld, Steven, Sound and Sentiment. Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression. Durham: Duke University Press, 2012 [1982].

Feld, Steven, Jazz Cosmopolitanism. Five Musical Years in Ghana. Durham: Duke University Press, 2012.

Samson, Jim & Scott, J.P.E. Harper (org.), An Introduction to Music Studies, Cambridge, Cambridge University Press, 2009.

Método de ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas.

Método de avaliação

O processo de avaliação será baseado em um teste escrito, a realizar no primeiro módulo da cadeira, e um conjunto de elementos a definir por cada um dos professores no segundo módulo. A participação nas aulas também será contabilizada.


Conteúdo

1. A disciplina: história e problemáticas
As Ciências Musicais como área científica e como disciplina académica. Panorama histórico desde os finais do século XIX até aos anos 1980. Os conceitos de Musicologia Histórica e Musicologia Sistemática. As Ciências Musicais e as suas várias vertentes: Musicologia Histórica, Etnomusicologia, Análise e Teoria Musical, Sociologia da Música, Estética Músical, Psicologia da Música, Organologia e Iconografia. As diferentes tradições nacionais e o seu percurso ao longo do século XX. O New Grove Dictionary e a afirmação de um novo modelo (1980). A “nova musicologia”. Os desafios do presente. As Ciências Musicais em Portugal.

2. Metodologias (neste segundo módulo haverá programas específicos com indicação de leituras para cada um dos grupos)

Musicologia Histórica:
Noções de metodologia de investigação na área histórica. Fontes para a pesquisa musicológica. Análise e crítica de fontes. Questões paleográficas e de edição. Problemas de ética na utilização de fontes e literatura. Principais arquivos e bibliotecas portugueses. Novos recursos e desafios.

Etnomusicologia:
Genealogia e história do método etnográfico. O momento da reflexividade crítica na antropologia e etnomusicologia. Transformações contemporâneas no trabalho de terreno etnomusicológico. Ferramentas do método etnográfico: observação participante; notas de terreno; entrevistas etnográficas; documentação sonora e audiovisual. Ética, colaboração e advocacia no trabalho etnográfico.