Mestrado em Edição de Texto

Objetivos educativos

1) Conhecimentos e compreensão aprofundados das diversas competências e saberes associados à edição, nas suas vertentes histórica, teórica, tecnológica, de conceção e de execução;
2) Competências científico-académicas para abordar os mecanismos da escrita, da receção e de preparação de textos para a leitura;
3) Capacidade crítica de reflexão interdisciplinar e comparativa entre as teorias da literatura e da cibercultura e as práticas de edição de texto;
4) Competências especializadas para o trabalho profissional no campo da edição, nomeadamente para a conceção e desenvolvimento de projetos originais de edição, e a capacidade de potenciar com elas a experiência profissional já adquirida e/ou em formação.

Caracterização geral

Código

4108

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200 e 300, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

João Luís Lisboa

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

25

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome ECTS
722091138 Crítica Textual - 2. semestre 10
722091130 História do Livro - 2. semestre 10
722091137 Teoria da Edição - 1. semestre 10
Opção Condicionada 1
Código Nome ECTS
Opções
722011029 Atelier de E-Textualidade 10
722091134 Edição Electrónica - 1. semestre 5
722091135 Informática para a Edição - 1. semestre 5
722091166 Laboratório de Edição 10
722091139 Poéticas Contemporâneas - 1. semestre 10
722091136 Técnicas de Edição - 2. semestre 10
722131088 Teorias e Práticas de Escrita e de Revisão de Texto - 2. semestre 10
722091106 Tópicos de Teoria da Literatura - 2. semestre 10
Os estudantes fazem, no mínimo, 20 créditos no conjunto destas unidades letivas. Os alunos fazem ainda 10 ECTS em regime de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome ECTS
Opções
722170166 Dissertação em Edição de Texto 33
722170002 Estágio com Relatório em Edição de Texto 33
722170005 Trabalho de Projecto em Edição de Texto 33
Os estudantes escolhem uma destas unidades curriculares.