Atelier de E-Textualidade

Objetivos

a) Familiarização com a problemática da comunicação digital e do cibertexto
b) Contacto com cibertextos e outros exemplos de textualidades electrónicas e hipermédia
c) Contacto com Ferramentas de Produção Multimédia
d) Realização de um trabalho experimental em hipermédia.

Caracterização geral

Código

722011029

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Torres, R. & Baldwin, S. (2014). PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro. West Virginia U. P.; Center for Literary Computing.
Simanowski, R. & Schäfer, J. & Gendolla, P. (eds.): (2010), Reading Moving Letters. Digital Literature in Research and Teaching. Bielefeld: Transcript.
Schäfer, J. & Gendolla, P. (eds.). (2010) Beyond the Screen. Transformations of Literary Structures, Interfaces and Genres. Bielefeld: Transcript.
Hayles, N. K. (2008). Electronic literature: new horizons for the literary. Notre Dame, Indiana: U Notre Dame.
Schreibman, S. & Siemmens, R. eds. (2008). A Companion to digital literary studies. Oxford: Blackwell.
Funkhouser, C. T. (2007). Prehistoric digital poetry: an archaeology of forms, 1959-1995. U. Alabama Press.
Ciccoricco, D. (2007) Reading Network Fiction. Tuscaloosa: U. of Alabama Press.
Glazier, L. P. (2002). Digital poetics. The making of e-poetries. Tuscaloosa: U Alabama Press

Método de ensino

Aulas práticas em atelier de aquisição de competências informáticas na área do Hipertexto e da Hipermédia;
Realização de um trabalho experimental

Método de avaliação

Avaliação através de artigo multimédia (25%);
E de projecto de escrita digital (75%) que inclui: Resumo, enquadramento teórico e memória descritiva. Storyboard, Desenho de interface, recolha e formatação de elementos multimédia.

Conteúdo

1. A comunicação e a criação literária na era digital;
2. Clarificação de conceitos e vocabulário;
3. Metodologias de produção e avaliação do conhecimento em hipermédia;
4. Da literatura gerada por computador à poesia digital e ao ciberteatro;
5. Laboratório de escrita digital.