Teoria da Edição - 1. semestre

Objetivos

Compreender a edição de texto na sua ligação orgânica com a produção textual, bem como o campo editorial enquanto conjunto de práticas sociais e materiais.
Saber usar conceitos operativos como texto, autor, leitor, livro, código linguístico e código bibliográfico.


Caracterização geral

Código

722091137

Créditos

10

Professor responsável

Rui Zink

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

BLANCHOT, Maurice (1969), \"L´Entretien Infini\", Paris, Gallimard
BOURDIEU, Pierre (1992), \"Les Règles de l´Art\", Paris, Seuil
COMPAGNON, Antoine (1998), \"Le Démon de la Théorie\", Paris, Seuil
COTTINGTON, David (2013), \"The Avant-Garde. A Very Short Introduction\", Oxford, Oxford University Press
ECO, Umberto (1962), \"L´Oeuvre Ouverte\", Paris, Seuil, 1965
FOUCAULT, Michel (1969), \"O que é um Autor?\", Lisboa, Vega, 1992
LANDOW, George P. (2006), \"Hypertext 3.0\", Baltimore, The John Hopkins University Press
MCGANN, Jorome (2014), \"A New Republic of Letters\", Cambridge, Harvard University Press

Método de ensino

Exposição de elementos teóricos e metodológicos e sua discussão na aula, intercalada com análises de textos concretos.

Método de avaliação

Apresentação de trabalhos em aula, entre os quais uma análise de caso com cerca de 5 páginas, e ainda um ensaio escrito final com cerca de 15 páginas.

Conteúdo

1) Os dois entendimentos da edição: ou centrada na leitura, como restauro (emenda e completamento), ou centrada na escrita, como montagem (redução, adição, inserção, supressão, contração, concisão).
2) A questão da filologia (De Man, Compagnon). A natureza colaborativa da edição (McGann).
3) O texto e a dependência do contexto: «Pierre Ménard» de J. L. Borges. O desfazer contemporâneo dessa dependência: o «rizoma» de Deleuze e Guattari.
4) A questão do autor e a da autoria (Barthes, Foucault, Landow): situação no tempo do Modernismo e da Vanguarda; situação no tempo da Internet.
5) O conceito de livro (Mallarmé, Pessoa, Eco, Blanchot).
6) Aspectos sociológicos e hermenêuticos do campo de comunicação literária (Bourdieu).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: