Teoria da Edição - 1. semestre
Objetivos
Compreender a edição de texto na sua ligação orgânica com a produção textual, bem como o campo editorial enquanto conjunto de práticas sociais e materiais.
Saber usar conceitos operativos como texto, autor, leitor, livro, código linguístico e código bibliográfico.
Caracterização geral
Código
722091137
Créditos
10
Professor responsável
Rui Zink
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
BLANCHOT, Maurice (1969), \"L´Entretien Infini\", Paris, Gallimard
BOURDIEU, Pierre (1992), \"Les Règles de l´Art\", Paris, Seuil
COMPAGNON, Antoine (1998), \"Le Démon de la Théorie\", Paris, Seuil
COTTINGTON, David (2013), \"The Avant-Garde. A Very Short Introduction\", Oxford, Oxford University Press
ECO, Umberto (1962), \"L´Oeuvre Ouverte\", Paris, Seuil, 1965
FOUCAULT, Michel (1969), \"O que é um Autor?\", Lisboa, Vega, 1992
LANDOW, George P. (2006), \"Hypertext 3.0\", Baltimore, The John Hopkins University Press
MCGANN, Jorome (2014), \"A New Republic of Letters\", Cambridge, Harvard University Press
Método de ensino
Exposição de elementos teóricos e metodológicos e sua discussão na aula, intercalada com análises de textos concretos.
Método de avaliação
Apresentação de trabalhos em aula, entre os quais uma análise de caso com cerca de 5 páginas, e ainda um ensaio escrito final com cerca de 15 páginas.
Conteúdo
1) Os dois entendimentos da edição: ou centrada na leitura, como restauro (emenda e completamento), ou centrada na escrita, como montagem (redução, adição, inserção, supressão, contração, concisão).
2) A questão da filologia (De Man, Compagnon). A natureza colaborativa da edição (McGann).
3) O texto e a dependência do contexto: «Pierre Ménard» de J. L. Borges. O desfazer contemporâneo dessa dependência: o «rizoma» de Deleuze e Guattari.
4) A questão do autor e a da autoria (Barthes, Foucault, Landow): situação no tempo do Modernismo e da Vanguarda; situação no tempo da Internet.
5) O conceito de livro (Mallarmé, Pessoa, Eco, Blanchot).
6) Aspectos sociológicos e hermenêuticos do campo de comunicação literária (Bourdieu).