Poéticas Contemporâneas - 1. semestre

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento das correntes que, ao longo dos séculos XX e XXI, transformaram os modos de escrita e os modos de relação entre a escrita e a leitura.
b) Estudar a relevância das poéticas da contemporaneidade, no quadro de uma produção colaborativa entre várias artes, literária, plástica ou cinematográfica.
c) Analisar modos concretos da relação entre palavra e imagem na página e no livro.
d) Analisar a importância da performatividade.
e) Analisar os modos de produção literária em ambiente electrónico.
f) Desenvolver a capacidade de identificar e potenciar os elementos mais experimentais da produção literária contemporânea, estudando a sua incidência nos modos editoriais.

Caracterização geral

Código

722091139

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Cabral Martins

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

AMIEL, Vincent (2007), \"Esthétique du Montage\", 3.ª ed., Paris, Armand Colin
BARTHES, Roland (1968), «The Death of the Author», in \"Literature in the Modern World\", Oxford, Oxford University Press, 1990
BORNSTEIN, Georges (2001), \"Material Modernism. The Politics of the Page\"
DELEUZE, Gilles, e GUATTARI, Félix (1976), «A Thousand Plateaux», [«Rhizome»], in \"Literary Theory: An Anthology\", Oxford, Blackwell, 1998
FOUCAULT, Michel (1969), «What is an Author?», in \"Literature in the Modern World\", Oxford, Oxford University Press, 1990
LANDOW,Georges P. (2006), Hypertext 3.0, Baltimore, The John Hopkins University Press
LOXLEY, James (2007), Performativity, Londres, Routledge
MACLUHAN, Marshall (1962), The Gutenberg Galaxy: the Making of Typographic Man, Toronto, The Toronto University Press
SITNEY, P. Adams (1990), \"Modernist Montage\", Nova Iorque, Columbia University Press

Método de ensino

Exposição de elementos históricos e teóricos e sua discussão na aula, intercalada com análises de textos concretos.

Método de avaliação

Apresentação de trabalhos em aula, entre os quais uma análise de texto com cerca de 5 páginas, e ainda um ensaio escrito final com cerca de 15 páginas.

Conteúdo

1) Modernismo (a arte pura) e Vanguarda (a arte de fusão). As duas poéticas complementares da modernidade: a dos artistas e a do visionários.
2) Efeitos de sentido da materialidade gráfica: William Blake como referência; as revistas literárias; os vários tipos de novela gráfica; a ficção com imagens de Gonçalo M. Tavares.
3) A combinação de textos verbais, plásticos e fonográficos: relações livro-cd, livro-dvd. Exemplos de Fernando Pessoa e Mário Cesariny. Haroldo de Campos e o \"verbivocovisual\".
4) A montagem como modo de produção escrita: exemplos de Huismans, Eliot, Burroughs, Alexandre O´Neill, Herberto Helder, Godard, César Monteiro.
5) O texto como processo. Princípios de Crítica Genética: para uma ciência da escrita. Edição genética, intertextualidade, história literária.
6) A performatividade como conceito e como vector de Vanguarda: o caso paradigmático de Almada Negreiros, os manifestos, as conferências e o teatro. Alberto Pimenta enquanto exemplo de performer.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: