Análise e Produção de Materiais Didáticos - 2. semestre

Objetivos

a) Discutir a realidade da produção de materiais pedagógicos para o ensino de línguas e para o Português Língua não Materna;
b) Discutir a realidade do uso e adequação de materiais pedagógicos para o ensino de línguas;
c) Organizar informação relevante neste domínio de estudos;
d) Análise do QECR e do QuaREPE e dos limites da sua aplicação;
e) Produzir instrumentos de aprendizagem.

Caracterização geral

Código

722091055

Créditos

10

Professor responsável

Maria do Carmo Vieira da Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Grosso, M. J., Tavares, A. & Tavares, M. (coord.) (2008), O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Elementar no País de Acolhimento, DGIDC, ANQ, IEFP.
Grosso, M. J., Tavares, A. & Tavares, M. (coord.) (2008), O Português para Falantes de Outras Línguas – Sugestões de Actividades e Exercícios, DGIDC, ANQ, IEFP.
Richards, J. C., & Rodgers, T. S. (2010), Approaches and Methods in Language Teaching (16th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Stevick, E. (1998), Working with Teaching Methods: What’s at Stake?. Boston: Heinle & Heinle.
http://www.cal.org/resources/databases.HTML
http://www.ohiou.edu/esl/teacher/index.html

Método de ensino

A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pela docente, concentradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.

Método de avaliação

Conteúdo

1. Métodos e metodologias no ensino de línguas não maternas.
2. Discussão das características dominantes dos materiais pedagógicos para o ensino do Português LS/LE.
3. Sistematização das suas características e tipologias.
4. Os instrumentos do ensino de línguas de expansão europeia.
5. Produção de materiais de aprendizagem e ensino a partir de planos preparados em aula.
6. Análise da situação editorial no âmbito de referência.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: