Textualidade e Educação - 1. semestre

Objectivos

a)Discutir os problemas típicos de uma teoria da textualidade;
b)Caracterizar o fenómeno educativo como agir comunicacional;
c)Relacionar textualidade e educação;
d)Reflectir sobre comunidades de leitura, níveis de textualidade e contextos educacionais;
e)Problematizar a teoria do cânone;
f)Desenvolver investigação autónoma no âmbito da disciplina.

Caracterização geral

Código

722091105

Créditos

10

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ADAM, J.-M., Les textes: types et prototypes, Paris, Armand Colin, 2011.
AMILBURU, M., La Educación, Actividad Interpretativa, Madrid, Dykinson, 2002.
BLOOM, H., O Cânone Ocidental, Lisboa, Temas e Debates, 2011.
BRONCKART, J.-P., Activité langagière, textes et discours, Lausanne/Paris, Delachaux et Niestlé, 1996.
DIONÍSIO, M., A Construção Escolar de Comunidades de Leitores, Coimbra, Almedina, 2000.
JACQUES, F., L’arbre du texte et ses possibles, Paris, Vrin, 2008.
TORNERO, J., Comunicação e Educação na Sociedade da Informação, Porto, Porto Editora, 2007.

Método de ensino

A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pelo docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um trabalho escrito, correspondendo a uma recensão crítica de uma obra incluída na bibliografia específica (5 a 10 páginas), mas também a respectiva apresentação oral (cerca de 20 minutos, em grupo, com recurso a um powerpoint), bem como a ponderação qualitativa das intervenções em aula.

Conteúdo

Da linguagem ao texto;
Texto e textualidade: autoria, referencialidade e leitura;
A textualidade como modelo para a compreensão da acção, em geral, e da educação, em particular;
Tipos e níveis de textualidade: a questão das textualidades com função educativa;
Comunidades de leitura e contextos educacionais;
Cânones móveis e cânones educativos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: