Dissertação em Português como Língua Segunda e Estrangeira

Objectivos

A dissertação de Mestrado em Português como L2E pode ter como tema o âmbito de qualquer dos Seminários do Curso e supõe a concepção pelo aluno de um projecto de investigação original, com amplitude e profundidade adequadas à realização de uma investigação que dá acesso ao grau de mestre.
Deve incluir os seguintes passos:
i) Análise e interpretação crítica da bibliografia científica referente à problemática escolhida e produção do estado da arte sobre a matéria em estudo;
ii) Formulação de um problema ou de uma questão relevante, de modo a que o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado;
iii) Recolha, análise e tratamento de dados;
iv) Redacção da dissertação conforme os cânones de escrita da disciplina, devidamente discutidos durante a preparação dos trabalhos para cada Seminário.
O mestrando deve ainda preparar discussão pública dos resultados obtidos bem como a enunciação da sua relevância para o esclarecimento da problemática escolhida.

Caracterização geral

Código

722091159

Créditos

33

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - -

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Obtenção dos 60 ECTS do 1.º ano do curso de mestrado.

Bibliografia

Não se aplica por se tratar de um seminário de acompanhamento da realização da componente não lectiva. O orientador poderá propor leituras pertinentes em função dos objectos e temáticas de pesquisa dos estudantes.
It does not apply since this is a follow-up seminar. The supervisor may suggest specific readings relating to the students´ research.

Método de ensino

A dissertação é orientada por um docente do ciclo de estudos que segue os princípios de orientação tutorial prevista no regulamento do ciclo de estudos.

Método de avaliação

A avaliação do mestrando incide na defesa, em prova pública, da dissertação perante um júri.

Conteúdo

Acompanhamento dos alunos na realização da componente não lectiva do mestrado, articulando a formação
lectiva conferida anteriormente com os trabalhos finais conducentes à atribuição do grau de mestre.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: