Educação e Multiculturalismo - 1. semestre

Objectivos

a – Reflectir sobre as problemáticas relativas a Educação.
b – Articular questões educativas com contextos escolares multi-étnicos.
c – Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos.
d – Contribuir para uma cidadania intercultural.

Caracterização geral

Código

722141037

Créditos

10

Professor responsável

Maria do Carmo Vieira da Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

DÍAZ-AGUADO, M. J. (2000). Educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto: Porto Editora.
LEITE, C. M.(2002). O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Ministério da Ciência e da Tecnologia.
PERREGAUX, C.; DASEN, P.; LEANZA, Y. e GORGA, A. (Dir.) (2008). L’interculturation des savoirs: entre pratique et théories. Paris: L’Harmattan.
SILVA, M. C. V. da (2008). Diversidade cultural na escola: encontros e desencontros. Lisboa: Edições Colibri, Colecção Pedagogia e Educação.
SILVA, M. C. V. (2006). Ethnic Discrimination in the Classroom: A Case Study in a Portuguese School, in Race, Equality and Teaching, vol. 24 (3); 40-43.

Método de ensino

- Exposição pela docente.
- Trabalho em grupo a partir de textos, documentos e videogramas.
- Pesquisa individual.
- Debate.

Método de avaliação

Elaboração de dois trabalhos: individual escrito e em grupo, de acordo com os conteúdos da unidade curricular.

Conteúdo

1 – Educação: objectivos e desafios.
2 – O multiculturalismo no mundo contemporâneo: problemática; orientações; constrangimentos.
3 – Cultura / culturas: conceitos; descontinuidades culturais; contextos educativos multi-étnicos de ensino e de aprendizagem.
4 – Educação Multi/intercultural: fundamentos; princípios; objectivos.
5 – Educação e sociedade: construção da cidadania; diversidade e compreensão intercultural.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: