Imagens da Mulher na Arte Contemporânea

Objectivos

1. Adquirir competências de observação, reflexão e análise da problemática do género nas artes, estimulando- se a tomada de consciência da importância das novas correntes de investigação neste domínio. 2. Adquirir capacidade de análise dos modelos de exprimir e representar as diferenças de género nas diversas manifestações artísticas. 3. Adquirir capacidade de problematização da imagem da mulher na arte, como representação da alteridade e como discurso da diferença. 4. Adquirir capacidade de reflectir sobre a relação entre estudos do género, teoria feminista e pensamento moderno e pós-moderno, evidenciando as intersecções de quadros teóricos. 5. Adquirir capacidade de abordar os diversos níveis de complexidade de fenómenos artísticos interdisciplinares e intertextuais que revelam os paradigmas de género em música, teatro, artes plásticas, cinema e em formas multiartísticas mais recentes. 6. Adquirir capacidade de realizar um trabalho.

Caracterização geral

Código

722091076

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BROUDE, N. (2005). Reclaiming Female Agency: Feminist Art History After Postmodernism. Berkeley: University of California Press. KORSMEYER, C. (2004). Gender and aesthetics: an introduction. London: Routledge. DETELS, C. (1994). Feminism and postmodernism. Durham/London: Duke University Press. MCCLARY, S. (1991). Feminine endings & music, gender, and sexuality. Minnesota: Oxford University of Minnesota Press. BUCI-GLUKSMANN, C. (1984). La raison baroque de Baudelaire à Benjamin. Paris: Galilée.

Método de ensino

As aulas estruturam-se em função de três tipos de sessões: a) exposição oral por parte do docente em relação aos pontos do programa e com recurso a powerpoint, audio e video; b) convidados especialistas, ou visitas a exposições/espectáculos, para temas relevantes ao desenvolvimento de competências específicas e dos trabalhos; c) discussão final colectiva dos trabalhos individuais realizados pelos(as) alunos(as), em aula, onde serão recolhidos os contributos críticos de todos(as). O tema do trabalho individual é combinado previamente com o docente, procurando-se que ele constitua um pequeno ensaio útil, a integrar no trabalho final do mestrado.

Método de avaliação

A avaliação faz-se através da participação e discussões em aula (20%) e do trabalho escrito, a entregar dentro do período previsto (máximo 4000 palavras, sem contar com anexos e bibliografia) (80%).

Conteúdo

A1. Introdução aos estudos do género em Arte. 2. Análise de dicotomias e fronteiras estéticas baseadas no género: sensibilidade e razão, natureza e cultura. 3. Arte, dinâmicas de criação e condição feminina. 4. Fundações da Arte Contemporânea (confrontos e alianças entre os códigos e a linguagem oitocentista e novecentista) - construção do género feminino nas diferentes modalidades artísticas. 5. Aspectos estéticos, filosóficos e sociológicos da presença feminina na Arte do fin de siècle – estruturas de criação, interpretação e recepção. 6. Problemática da identidade da personagem feminina e do conceito de género em Arte ao longo dos séculos XX e XXI.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: