Questões Contemporâneas do Jornalismo - 2. semestre
Objetivos
Esta unidade curricular está vocacionada para a apresentação dos desafios que o jornalismo enfrenta na contemporaneidade. No final, os alunos deverão ser capazes de:
conhecer as principais características do novo ecossistema mediático;
compreender o impacto deste novo ecossistema na definição de jornalismo, nas suas rotinas e na relação deste com a sociedade;
compreender os principais desafios do jornalismo contemporâneo.
Caracterização geral
Código
722011076
Créditos
10
Professor responsável
Dora Santos Silva
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Bibliografia
Anderson, C. W., Bell, E., & Shirky, C. (2012). Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia.
Anderson, K. (2017). Beyond the article: frontiers of editorial and commercial innovation. Reuters Institute for the Study of Journalism. Oxford.
Newman, N. (2016). Journalism, Media and Technology Trends and Predictions 2017. Reuters Institute for the Study of Journalism. Oxford.
Pew Research Center. (2016). State of the News Media 2016. Washington.
Reuters Institute for the Study of Journalism (2016). Reuters Institute Digital News Report 2016 - Tracking the Future of News. Oxford.
Pavlik, J. V. (2013). Innovation and the Future of Journalism. Digital Journalism, 1(2), 181193. doi:10.1080/21670811.2012.756666
Santos Silva, D. (2016). Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UT Austin | Portugal CoLab).
Método de ensino
As aulas incluem exposição teórica, análise prática de estudos de caso e debate colectivo sobre questões contemporâneas do jornalismo.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por:
um ensaio académico escrito sobre um dos temas debatidos em aula (40%);
apresentação oral individual de trabalho (30%);
trabalhos em laboratório e participação no debate colectivo com contributos orais e escritos (30%).
Conteúdo
O novo ecossistema mediático: dos prosumers às notícias falsas.
Impacto da convergência tecnológica, mediática e cultural no jornalismo.
Desafios contemporâneos do jornalismo: novos formatos, novos modelos e novas possibilidades.
Inovação nos media e jornalismo empreendedor: do produto ao modelo de negócio.