Questões Contemporâneas do Jornalismo - 2. semestre

Objetivos

Esta unidade curricular está vocacionada para a apresentação dos desafios que o jornalismo enfrenta na contemporaneidade. No final, os alunos deverão ser capazes de:
• conhecer as principais características do novo ecossistema mediático;
• compreender o impacto deste novo ecossistema na definição de jornalismo, nas suas rotinas e na relação deste com a sociedade;
• compreender os principais desafios do jornalismo contemporâneo.

Caracterização geral

Código

722011076

Créditos

10

Professor responsável

Dora Santos Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Bibliografia

Anderson, C. W., Bell, E., & Shirky, C. (2012). Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia.
• Anderson, K. (2017). Beyond the article: frontiers of editorial and commercial innovation. Reuters Institute for the Study of Journalism. Oxford.
• Newman, N. (2016). Journalism, Media and Technology Trends and Predictions 2017. Reuters Institute for the Study of Journalism. Oxford.
• Pew Research Center. (2016). State of the News Media 2016. Washington.
• Reuters Institute for the Study of Journalism (2016). Reuters Institute Digital News Report 2016 - Tracking the Future of News. Oxford.
• Pavlik, J. V. (2013). Innovation and the Future of Journalism. Digital Journalism, 1(2), 181–193. doi:10.1080/21670811.2012.756666
• Santos Silva, D. (2016). Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UT Austin | Portugal CoLab).

Método de ensino

As aulas incluem exposição teórica, análise prática de estudos de caso e debate colectivo sobre questões contemporâneas do jornalismo.


Método de avaliação

A avaliação é constituída por:
• um ensaio académico escrito sobre um dos temas debatidos em aula (40%);
• apresentação oral individual de trabalho (30%);
• trabalhos em laboratório e participação no debate colectivo com contributos orais e escritos (30%).

Conteúdo

• O novo ecossistema mediático: dos “prosumers” às “notícias” falsas.
• Impacto da convergência tecnológica, mediática e cultural no jornalismo.
• Desafios contemporâneos do jornalismo: novos formatos, novos modelos e novas possibilidades.
• Inovação nos media e jornalismo empreendedor: do produto ao modelo de negócio.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: