Diásporas: Religiões Transnacionais e Identidade - 1. semestre

Objectivos

Este seminário pretende aprofundar a relação entre migrações, transnacionalismos, diásporas, religiões e rituais. Durante o semestre abordaremos as perspectivas analíticas sobre o tema bem como uma multiplicidade de contextos etnográficos contemporâneos, revelando as mútiplas e complexas relações entre religião, ritual e espaços e experiências transnacionais e diaspóricas. No final do semestre, os alunos deverão adquirir uma visão alargada das pesquisas sobre o tema, fomentando o desenvolvimento de projectos futuros de pesquisa.

Caracterização geral

Código

722001029

Créditos

10

Professor responsável

José Mapril, Susana Trovão

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Clifford, J. (1997), “Diaspora” in Clifford, J., (ed.), Routes: Travel and Translation in the late 20th Century, Massachusetts, Harvard University press, pp. 244-278

Levitt, P. (2003), “You know, Abraham was really the first migrant: Religion and transnational migration”, International Migration Review, 37 (3), pp. 847-873

McLoughlin, S. “Migration, diasporas and transnationalism: transformations of religion and culture in a globalising age” in, Hinnels, J. (ed.) The Routledge Companion to the Study of Religion, London, Routledge, pp. 526-549

Osella, F. and Osella, C. (2003), “Migration and the commoditization of ritual: sacrifice, spectacle and contestations in Kerala, India”, Contributions to Indian Sociology, 37 (1&2): 109-139

Salih, R. (2002), “Reformulating tradition and modernity: Moroccan migrant women and the transnational division

Schiller, N. et al. (2006), “Beyond the ethnic lens: locality, globality and born again incorporation”, American Ethnologist, 33 (4): 612-633




Método de ensino

A cadeira funcionará com um tempo lectivo, dinamizado pelo docente, e por sessões de apresentação dos trabalhos (60%) e seminários (40%) de apresentação de textos.

Método de avaliação

A avaliação dos estudantes envolve a apresentação oral de um texto seleccionado da bibliografia da cadeira ou dos seus textos de apoio, com o respetivo resumo escrito (40% da classificação), um trabalho final baseado nos temas explorados nas aulas (50% da classificação), e a participação oral e assiduidade (10% da classificação).

Conteúdo

1. Transnacionalidades e diasporas 2. Religiões, transnacionalidades e diasporas
3. Religião, ”autenticidade” ritual e mudança social 4. A ritualização do espaço transnacional e a produção de lugares 5. Tansnacionalismos, ordem moral e subjetividades 6. Espíritos errantes e o cristianismo africano no Atlântico 7. A culturalização da cidadania e as religiões “estrangeiras 8. Sacralização do espaço e uma esfera pública transnacional 9. Portugueses muçulmanos: legados coloniais e vínculos globais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: