Cidadania e Políticas Públicas: os Migrantes entre o Poder e a Política

Objectivos

Desenvolver capacidade de: 1. Reflectir sobre o processo histórico de construção da cidadania em regimes democráticos liberais. 2. Análise crítica das políticas de \"diversidade\". 3. Reflectir em termos críticos sobre políticas públicas de controle e integração dos fluxos migrantes e dos seus descendentes. 4. Identificar temas e construir questões de investigação; 5. Transmitir conhecimento, de forma escrita e oral, de modo sintético, crítico e mobilizando informação empírica e teórica relevante; 6. Saber trabalhar em contexto interdisciplinar e compreender a mais-valia da interdisciplinaridade; 7. Aplicar o conhecimento científico a contextos não académicos, reforçando a capacidade de diálogo com decisores políticos, actores privados e outros agentes relevantes.

Caracterização geral

Código

722081034

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Alexander, J. C. “Struggling over the mode of incorporation: backlash against multiculturalism in Europe”, Ethnic and Racial Studies, 36: 4, 2013, pp. 531-556. Castles, S. Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios, Lisboa, Fim de Século, 2005. Hollifield, J. “The Emerging Migration State”. International Migration Review, 38: 3, 2004, pp. 885-912. Lavenex, Sandra. \"Multilevelling EU external governance: the role of international organizations in the diffusion of EU migration policies\". Journal of Ethnic and Migration Studies, vol. 42, n° 2, 2016, p. 554-570. Lentin, A. & G. Titley. “More Benetton than Barricades? The Politics of Diversity in Europe”. In The politics of diversity in Europe. Organização de G. Titley & A. Lentin. Conselho da Europa/Council of Europe, 2008, pp. 9-30. Marques, M. M. Org. Estado-nação e migrações internacionais, Lisboa: Livros Horizonte, 2010. Pires, R. P. Migrações e e Integração, Oeiras, Celta, 2003, pp.119-187

Método de ensino

Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Estas últimas consistirão em apresentação e discussão pelos alunos de textos e dos seus projectos de trabalhos de ensaio ou plano de investigação.

Método de avaliação

Avaliação contínua da participação nas apresentações e discussões em aula; apresentação e discussão em aula do projecto de ensaio ou plano de investigação; ensaio ou plano.

Conteúdo

A. PANORAMA ACTUAL DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS B. TEORIAS E CONCEITOS BÁSICOS C. ESTADO E MIGRAÇÕES D. MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E. O CASO PORTUGUÊS

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: