Migrações e Desenvolvimento - 2. semestre

Objectivos

Desenvolver a capacidade de: 1. Reflectir criticamente sobre a relação complexa e multidimensional entre migrações e desenvolvimento; 2. Identificar e discutir criticamente o impacto das migrações nas regiões de origem, de destino e de trânsito dos fluxos migratórios; 3. Reconhecer e discutir criticamente os principais temas, políticas e teorias no quadro da relação entre migrações e desenvolvimento; 4. Identificar temas e construir questões de investigação; 5. Transmitir conhecimento, de forma escrita e oral, de modo sintético, crítico e mobilizando informação empírica e teórica relevante; 6. Saber trabalhar em contexto interdisciplinar e compreender a mais-valia da interdisciplinaridade; 7. Aplicar o conhecimento científico a contextos não académicos, reforçando a capacidade de diálogo com decisores políticos, actores privados e outros agentes relevantes.

Caracterização geral

Código

722081129

Créditos

10

Professor responsável

José Leitão, Maria Margarida Marques

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

. Castles, S. e R. Delgado Wise. Org. Migration and Development: Perspectives from the South. Genebra: OIM, 2008. . Evans, P. Embedded Autonomy: States and Industrial Transformation. Princeton University Press, 1995. . Faist, T., M. Fauser e P. Kivisto. Org. The Migration-Development Nexus: A Transnational Perspective. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2011. . Massey, D. S. et al., Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. Oxford: Clarendon Press, 1998. . Marques, M.M. Org. Estado-Nação e Migrações Internacionais. Lisboa: Livros Horizonte, 2010. . Portes, A. Migrações internacionais: Origens, tipos e modos de incorporação. Oeiras: Celta, 1999. . Sassen, Saskia. Expulsions. Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge (Mass.) e Londres: Belknap Press, 2014. . Sen, A. O Desenvolvimento como Liberdade. Lisboa: Gradiva, 2003

Método de ensino

Aulas de exposição teórica e sessões práticas. As sessões de exposição teórica correspondem às aulas tradicionais. O/As aluno/as são convidado/as a participar e reagir durante estas sessões. As aulas práticas consistirão em discussão da matéria exposta em aula, apresentação e discussão, pelos alunos, de bibliografia seleccionada, trabalhos de ensaio ou projectos de investigação, e/ou em apresentações de convidados externos seguidas de debate com os alunos.

Método de avaliação

A avaliação inclui: a participação do aluno nas discussões em aula; a apresentação e discussão oral do tema de trabalho final para a UC; e o documento escrito do trabalho final, que inclui identificação de bibliografia e fontes utilizadas.

Conteúdo

1. Globalização, migrações e desenvolvimento: teorias e conceitos de base 2. Das orientações supra-nacionais às práticas locais: agendas internacionais, estratégias regionais, políticas públicas 3. Impactos multi-situados das migrações no desenvolvimento: regiões de partida, de trânsito e de destino 4. Transnacionalismo e desenvolvimento 5. Índices de desenvolvimento: medidas-síntese, potencialidades e limitações


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: