Mundos Virtuais - 2. semestre
Objetivos
A cadeira de Mundos Virtuais baseia-se num conjunto de seminários sobre tecnologias associadas à Web, mundos virtuais, realidade aumentada, e objectos inteligentes. Os estudantes são encorajados a gerar ideias para novas soluções, desenvolverem protótipos, e ainda \"pitches\" para potenciais clientes/investidores.
Caracterização geral
Código
722011065
Créditos
10
Professor responsável
António Câmara (FCT/UNL)
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Adam Greenfield, Everyware, New Riders, Berkeley, 2006
Antonio Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, New York, 2002.
Bill Buxton, Sketching User Experiences, Morgan Kauffman, Burlington, 2010
Oliver Bimber e Ramesh Raskar, Spatial Augmented Reality, AK Peters, Natick, 2005
Toby Segaran, Programming Collective Intelligence, O´Reilly, Sebastopol, 2007
Método de ensino
A cadeira é baseada num conjunto de seminários criados para inspirar os estudantes. Uma lista de leituras recomendadas completa a componenete lectiva.
Método de avaliação
A avaliação é baseada no desenvolvimento de um protótipo.
Conteúdo
Introdução. Geração de ideias. Inteligência colectiva. Realidade virtual. Realidade aumentada. Objectos inteligentes. Robótica. Computação ubíqua. Tecnologias e novas formas de narrativa. Desenvolvimento de protótipos (software). Desenvolvimento de protótipos (hardware). Planos de negócio. \"Crowdfunding\". Desenvolvimentos futuros. Apresentação de projectos