Mundos Virtuais - 2. semestre

Objetivos

A cadeira de Mundos Virtuais baseia-se num conjunto de seminários sobre tecnologias associadas à Web, mundos virtuais, realidade aumentada, e objectos inteligentes. Os estudantes são encorajados a gerar ideias para novas soluções, desenvolverem protótipos, e ainda \"pitches\" para potenciais clientes/investidores.

Caracterização geral

Código

722011065

Créditos

10

Professor responsável

António Câmara (FCT/UNL)

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Adam Greenfield, Everyware, New Riders, Berkeley, 2006
Antonio Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, New York, 2002.
Bill Buxton, Sketching User Experiences, Morgan Kauffman, Burlington, 2010
Oliver Bimber e Ramesh Raskar, Spatial Augmented Reality, AK Peters, Natick, 2005
Toby Segaran, Programming Collective Intelligence, O´Reilly, Sebastopol, 2007


Método de ensino

A cadeira é baseada num conjunto de seminários criados para inspirar os estudantes. Uma lista de leituras recomendadas completa a componenete lectiva.

Método de avaliação

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um protótipo.

Conteúdo

Introdução. Geração de ideias. Inteligência colectiva. Realidade virtual. Realidade aumentada. Objectos inteligentes. Robótica. Computação ubíqua. Tecnologias e novas formas de narrativa. Desenvolvimento de protótipos (software). Desenvolvimento de protótipos (hardware). Planos de negócio. \"Crowdfunding\". Desenvolvimentos futuros. Apresentação de projectos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: