Atelier de Design e Produção de Conteúdos para a Web - 1. semestre

Objetivos

Esta unidade curricular visa dar resposta a um conjunto de práticas digitais necessárias para o profissional de Novos Media. A adaptação de conteúdos, o desenho da arquitetura de informação e o tratamento da imagem digital constituem ferramentas essenciais no mundo digital. No final desta Unidade os alunos deverão saber compreender e aplicar: conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens; desenvolver a dimensão digital do storytelling; perceber o comportamento dos Utilizadores, nas formas como utilizam os Conteúdos; o Desenho da Informação e o Desenho da Navegação de uma página Web. Aplicar os conceitos e metodologias de modo a produzir um esboço (wireframe) de uma página Web. O aluno irá, ainda, desenvolver as competências necessárias para produzir em photoshop layouts digitais seguindo regras de navegação, usabilidade, UI e UX. Saberá usar intuitivamente as ferramentas do programa para editar/manipular imagens, desenhar vectorialmente e apresentar conteúdos.

Caracterização geral

Código

722011167

Créditos

10

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Irene Tomé

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

1. COCKTON, Gilbert: Usability Evaluation, The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, Claude Ghaoui (Editor), 2005
2. HAYLES, K. How we think: digital media and contemporary technogenesis, The University of Chicago Press, 2012
3. RYAN, M. L., Narrative across media: the languages of storytelling, University of Nebraska Press, 2004
4. ROSENFELD, L., Morville, P. (1998). Information Architecture for the World Wide Web.
5. SMASHING Magazine: Professional Web Design, Vol 2 (Smashing eBook Series7), Smashing Media GmbH, 2011

Método de ensino

: A metodologia de ensino passa pela exposição de boas praticas e estudos de caso na área dos media digitais. Trata-se de uma abordagem hands on nas diferentes áreas que constituem os Novos media.
A avaliação é feita de 1) forma contínua, através dos trabalhos desenvolvido ao longo do curso, e de 2) forma pontual, com um trabalho individual final.
A Unidade conjuga leituras, exposição de conteúdos e discussão. Os alunos serão conduzidos por um processo orientado à produção de um protótipo (não funcional), resultado da aplicação de metodologias de estudo de utilizadores e aplicando os conceitos adquiridos nas restantes temáticas. A avaliação dos conhecimentos é contínua. A aprendizagem é feita através de uma análise crítica e substancial de diversos sites de referência. Seguem-se uma série de exercícios práticos em Photoshop e a avaliação é feita através criação de um projecto final baseado nos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas.

Método de avaliação

O curso está dividido em três módulos, cada módulo equivale a 25% (x3 ) da nota final com trabalhos práticos e participação na sala de aula; o trabalho final corresponde ao restante 25%.

Conteúdo

UA 1 - Apresentação
UA 2- A importância do conceito e da estruturação dos conteúdos
UA 3 - Do texto ao hipertexto
UA 4 - Dimensões digitais do storytelling
UA 5 - Atelier: adaptar conteúdos para três tipos de linguagem distintas
UA 6 - Introdução à Arquitetura da Informação
UA 7 - Conteúdos e Planeamento
UA 8 - Desenho da Arquitetura de Informação
UA 9 - Desenho da Navegação
UA 10 - Introdução à edição de Imagem digital
UA 11 - Aula prática de photoshop I
UA 12 - Aula prática de photoshop II
UA 13 - Criação de um layout para web
UA 14 - Apresentação dos trabalhos finais I
UA 15 - Apresentação dos trabalhos finais II
UA 16 - Avaliação final

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: