Mestrado em Estudos Portugueses
Objetivos educativos
1) Aprofundar a reflexão teórica, consolidar e complementar os conhecimentos histórico-literários e histórico-culturais adquiridos no 1º ciclo;
2) Obter competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área das literaturas e culturas de expressão portuguesa, na sua relação com outras culturas, designadamente: competências de problematização e definição de objetos de estudo pertinentes, de seleção e recolha de informação relevante de natureza bibliográfica, documental, etnográfica e/ou testemunhal, de organização de acervos e de análise crítica, processamento e interpretação das informações;
3) Adquirir capacidade de conceber e efetuar abordagens originais de temas culturais e literários, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências referidas nos pontos antecedentes;
4) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas a situações novas;
5) Potenciar a capacidade para identificar problemas ou lacunas no conhecimento adquirido sobre a literatura e a cultura portuguesas, de desenvolver soluções adequadas e emitir juízos críticos em situações de informação limitada ou incompleta, baseadas em investigação pessoal e enquadradas numa reflexão de carácter ético e social que lide com a pluralidade e a interação das culturas e dos critérios estéticos e literários;
6) Adquirir competências de análise, exposição, e síntese rigorosas dos conhecimentos, dos problemas, dos procedimentos e dos resultados da investigação, na oralidade e na escrita;
7) Adquirir a capacidade de desenvolver um trabalho de pesquisa rigoroso e sistemático, conducente à elaboração de uma dissertação;
8) Adquirir conhecimentos e competências que permitam manter a aprendizagem, de modo autónomo, ao longo da vida.
Caracterização geral
Código DGES
4126
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 300 e 310, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Coordenador
Teresa Araújo
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
15
Propinas
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 40 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 20 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
Obrigatória | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
722091141 | Seminário de Acompanhamento Dissertação/Estágio com Relatório/trabalho Projeto em Estudos Portugueses | 5 |
Opção Condicionada 1 | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722091123 | Cânone Literário do Português | 10 |
722091128 | Estudos Camonianos | 10 |
722091162 | Estudos de Literatura Tradicional - 2. semestre | 10 |
722091129 | Estudos do Modernismo - 1. semestre | 10 |
722091130 | História do Livro - 2. semestre | 10 |
722091131 | História e Ficção na Cultura Portuguesa | 10 |
722091127 | Humanística Digital - 1. semestre | 10 |
722091081 | Literatura Portuguesa Contemporânea - 1. semestre | 10 |
722091125 | Problemas de Literatura Tradicional | 10 |
722091133 | Problemática da Crítica Literária - 1. semestre | 10 |
722091140 | Seminário de Orientação e Escrita - 2. semestre | 10 |
722091124 | Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre | 10 |
722091126 | Temas de Literatura em Português - 2. semestre | 10 |
722160003 | Teoria da Cultura - 1. semestre | 10 |
722091106 | Tópicos de Teoria da Literatura - 2. semestre | 10 | Os estudantes realizam, no mínimo, 40 créditos do conjunto destas unidades curriculares. Os estudantes fazem ainda 20 ECTS em regime de opção livre. |
Opção Condicionada 2 | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722091142 | Dissertação em Estudos Portugueses | 55 |
722091144 | Estágio com Relatório em Estudos Portugueses | 55 |
722091143 | Trabalho de Projeto em Estudos Portugueses | 55 | Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o estudante deve optar por uma destas modalidades. |