Mestrado em Estudos Portugueses

Objetivos educativos

1) Aprofundar a reflexão teórica, consolidar e complementar os conhecimentos histórico-literários e histórico-culturais adquiridos no 1º ciclo;
2) Obter competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área das literaturas e culturas de expressão portuguesa, na sua relação com outras culturas, designadamente: competências de problematização e definição de objetos de estudo pertinentes, de seleção e recolha de informação relevante de natureza bibliográfica, documental, etnográfica e/ou testemunhal, de organização de acervos e de análise crítica, processamento e interpretação das informações;
3) Adquirir capacidade de conceber e efetuar abordagens originais de temas culturais e literários, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências referidas nos pontos antecedentes;
4) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas a situações novas;
5) Potenciar a capacidade para identificar problemas ou lacunas no conhecimento adquirido sobre a literatura e a cultura portuguesas, de desenvolver soluções adequadas e emitir juízos críticos em situações de informação limitada ou incompleta, baseadas em investigação pessoal e enquadradas numa reflexão de carácter ético e social que lide com a pluralidade e a interação das culturas e dos critérios estéticos e literários;
6) Adquirir competências de análise, exposição, e síntese rigorosas dos conhecimentos, dos problemas, dos procedimentos e dos resultados da investigação, na oralidade e na escrita;
7) Adquirir a capacidade de desenvolver um trabalho de pesquisa rigoroso e sistemático, conducente à elaboração de uma dissertação;
8) Adquirir conhecimentos e competências que permitam manter a aprendizagem, de modo autónomo, ao longo da vida.

Caracterização geral

Código DGES

4126

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 300 e 310, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Teresa Araújo

Data de abertura

Setembro de 2019

Número máximo de admissões

15

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 40 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 20 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome ECTS
722091141 Seminário de Acompanhamento Dissertação/Estágio com Relatório/trabalho Projeto em Estudos Portugueses 5
Opção Condicionada 1
Código Nome ECTS
Opções
722091123 Cânone Literário do Português 10
722091128 Estudos Camonianos 10
722091162 Estudos de Literatura Tradicional - 2. semestre 10
722091129 Estudos do Modernismo - 1. semestre 10
722091130 História do Livro - 2. semestre 10
722091131 História e Ficção na Cultura Portuguesa 10
722091127 Humanística Digital - 1. semestre 10
722091081 Literatura Portuguesa Contemporânea - 1. semestre 10
722091125 Problemas de Literatura Tradicional 10
722091133 Problemática da Crítica Literária - 1. semestre 10
722091140 Seminário de Orientação e Escrita - 2. semestre 10
722091124 Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre 10
722091126 Temas de Literatura em Português - 2. semestre 10
722160003 Teoria da Cultura - 1. semestre 10
722091106 Tópicos de Teoria da Literatura - 2. semestre 10
Os estudantes realizam, no mínimo, 40 créditos do conjunto destas unidades curriculares. Os estudantes fazem ainda 20 ECTS em regime de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome ECTS
Opções
722091142 Dissertação em Estudos Portugueses 55
722091144 Estágio com Relatório em Estudos Portugueses 55
722091143 Trabalho de Projeto em Estudos Portugueses 55
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o estudante deve optar por uma destas modalidades.