Humanística Digital - 1. semestre

Objectivos

«Humanística Digital» é o nome recente de uma disciplina que pretende englobar todos os modos
de utilização do computador e suas técnicas nas Ciências Humanas, seja para pesquisa, tratamento
de dados, salvaguarda da informação, ou práticas artísticas. Tem um âmbito multimodal e
transdisciplinar. Além de proporcionar maiores flexibilidade e velocidade na execução das tarefas
tradicionais, permite que se alcancem resultados até agora inimagináveis (representações
virtuais/3D, etc.) e torná-los acessíveis a todos, via Web. O discente alcançará:
a) Compreender a revolução introduzida pelos novos media nos nossos modos de experimentar o
mundo, de o descrever e representar em termos artísticos;
b) Ver como as novas tecnologias alteraram as práticas de criação, em particular a literária;
c) Explorar as questões teóricas básicas no campo da narratologia, e o ajustamento imposto pelas
novas técnicas e experiências de ficção interactiva.

Caracterização geral

Código

722091127

Créditos

10

Professor responsável

Helena Barbas

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Alves, Daniel, "Humanidades Digitais e Investigação Histórica em Portugal: perspectiva e discurso
(1979-2015)". Práticas da História, nº 2, 2016. http://www.praticasdahistoria.pt/en/issues/praticas-
da-historia-1-no-2-2016/humanidades-digitais-e-investigacao-historica-em-portugal/
Barbas, Helena. «Cloud Computing and (new) mobile storytelling in the Internet of Things»,
EuroMedia´2015, Lisboa, Portugal, 2015.
http://helenabarbas.net/papers/2015_Cloud_Mobile_Storytelling_H_Barbas.pdf
Rieger, Oya Y. «Framing digital humanities: The role of new media in humanities scholarship», First
Monday, Vol. 15, No. 10. 2010. https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/3198/2628
McCarthy, Willard. «Getting there from here. Remembering the future of digital humanities\".
Roberto Busa Prize lecture 2013.» Advancing Digital Humanities: Research, Methods, Theories. Ed.
Paul Longley Arthur and Katherine Bode. Houndmills: Palgrave Macmillan. 2014.
https://kompetenzzentrum.uni-trier.de/files/5814/1016/3274/2014_-_McCarty_-
_Future_of__Digital_Humanities.pdf
Recursos digitais:
«A Companion to Digital Humanities» - http://www.digitalhumanities.org/companion/
«Dreaming Methods» - http://dreamingmethods.com
Emily Short - https://emshort.blog
Nick Monfort - http://nickm.com
Homepage: http://www.helenabarbas.net/aulas/

Método de ensino

Aulas expositivas com recurso a meios audio-visuais (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia de apoio (20%); um trabalho de fundo/ Monografia/ ensaio orientado sobre tema a ser proposto (c. 4.000 palavras 50%); um trabalho experimental/ criativo usando os novos média ou ferramentas da Web 2.0 (30%).

Conteúdo

1. - Especificidades dos conteúdos digitais - leitura, apresentação, representação
2. Literatura e ciberliteratura
2.1 - Relações entre a narrativa tradicional e os novos modos de criação literária;
2.2 - Características da narrativa digital;
3. Narratologia digital
3.1 - O ajustamento e alteração de conceitos teóricos imposto pelas novas práticas;
3.2 - Contar histórias na «Núvem»;
4. Ciberartes
4.1 - A realidade virtual - ilusão e imersão;
4.2 - Papel e função da palavra nas realidades mistas;
4.3 - O âmbito da narrativa na Internet das Coisas (IoT).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: