Estudos do Modernismo - 1. semestre

Objectivos

Os estudantes deverão desenvolver capacidades de análise crítica de textos teóricos e literários, aprofundando os seus conhecimentos a respeito de temáticas do Modernismo. O confronto entre obras e autores modernistas permitirá reconhecer paralelos que excedem fronteiras de língua, género ou disciplina.

Caracterização geral

Código

722091129

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Sepúlveda

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Brooker, Peter; Gasiorek, Andrzej; Longworth, Deborah; Thacker, Andrew (eds.). The Oxford Handbook of Modernisms. Oxford University Press, 2010.
Eliot, T. S. Ensaios de Doutrina Crítica. Ed. J. Monteiro-Grillo, trad. Fernando de Mello Moser. 2.ª edição. Lisboa: Guimarães, 1997.
Lourenço, Eduardo. Tempo e Poesia. Obras Completas de Eduardo Lourenço. Vol. III. Coord. Carlos Mendes de Sousa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
Martins, Fernando Cabral (coord.). Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português. Lisboa: Caminho, 2008.
Monteiro, Adolfo Casais. A Poesia de Fernando Pessoa. Org. José Blanco. 2.ª edição. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999.
Pessoa, Fernando. Teoria da Heteronímia. Ed. Fernando Cabral Martins e Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012
Sepúlveda, Pedro. Os livros de Fernando Pessoa. Ensaística Pessoana. Lisboa: Ática, 2013.

Método de ensino

O ensino tem por base a exposição de conteúdos e a discussão em aula dos textos que os estudantes devem ler e preparar para cada sessão.

Método de avaliação

Estes devem realizar uma curta apresentação oral (cerca de 15 minutos) e participar ativamente nas aulas (20% da nota final). Deverão escrever um pequeno ensaio a respeito do texto apresentado (20%) e um trabalho final a partir de um dos temas discutidos em aula (60%).

Conteúdo

As aulas terão como foco a análise de textos de autores modernistas relacionados com um determinado tema (o sujeito, o mundo, a autoria, o livro, a incompletude, o fragmento ou o humanismo). Esta análise privilegia a articulação entre diferentes géneros e disciplinas e confere particular atenção às relações entre as obras dos principais autores do modernismo português e a modernidade literária, filosófica e artística europeia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: